Carros Elétricos BMW

Para preparar o futuro dos seus carros, a BMW irá introduzir a nova plataforma Neue Klasse (Nova Classe) que irá permitir à marca germânica dar um salto tecnológico no mercado dos carros elétricos.

BMW apresenta nova plataforma Neue Klasse e nova tecnologia de baterias para os seus carros elétricos

A BMW está a preparar grandes planos para o futuro dos seus automóveis. Com a CES 2023 à porta, a marca germânica irá revelar a Neue Klasse (Nova Classe), uma nova plataforma dedicada aos carros elétricos e que deverá chegar às ruas já em 2025.

Embora ainda não se conheçam grandes pormenores, Frank Weber, Diretor de Tecnologia da BMW, revelou alguns detalhes numa conferência dedicada à sustentabilidade e inovação.

Nova tecnologia de baterias

Segundo Frank Weber, a BMW irá apresentar um novo conceito intitulado “pack-to-open-body” que irá permitir à marca personalizar o tamanho das baterias para que estas se adaptem a qualquer modelo.

Para isso, passarão a ser usadas células cilíndricas em vez de prismáticas, uma nova tecnologia que surge da aposta em novas técnicas de reciclagem e e sustentabilidade.

Estas novas células oferecem um aumento de eficiência de 20%, uma redução de cerca de 50% de custos e ainda redução de 60% nas emissões de CO2 na produção.

Estas novas baterias serão então utilizadas na nova plataforma Neue Klasse que integrará tanto modelos compactos como o série 1, como modelos maiores como o X7.

Estes veículos elétricos irão assim usufruir de baterias 30% mais pequenas, com um crescimento de 20% na densidade energética 20%, uma autonomia superior em 30% e um carregamento 30% mais rápido.

Maior desempenho e autonomia

Carros Elétricos BMW

Nos futuros carros elétricos lançados com a plataforma Neue Klasse iremos encontrar tração traseira ou integral com um ou dois motores síncronos que prometem garantir um desempenho de pico mais estável, uma alta densidade energética, baixas emissões e ruído e uma eficiência de 97%.

Em termos de potência, estes carros elétricos da BMW poderão acomodar até 4 motores que poderão debitar um máximo de 1341 cv.

Quanto às baterias, terão capacidade entre 75 kWh e 150 kWh o que permitirá alcançar uma autonomia de 1000 quilómetros.

Além disso, através da combinação de um sistema de 800V com um carregador de alto desempenho, será possível obter 48 km de autonomia com apenas 1 minuto de carregamento até um máximo de 603 km, sendo o carregamento total realizado nuns impressionantes 12 minutos.

Para alcançar um máximo de eficiência, estão ainda a ser desenhados pneus A+ para reduzir a resistência à rodagem em até 7% uma melhoria de 4% nos sistemas de travagem e ainda um ganho de 25% na aerodinâmica destes carros.

Esta nova plataforma irá assim marcar o futuro dos carros elétricos da BMW, sendo esperado que corresponda a mais de metade das vendas globais da marca já em 2030.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui