A maior parte da população ainda não teve oportunidade de conduzir um carro elétrico. Muitos consideram o valor dos elétricos excessivo, a Tesla incluída. Ainda assim, o Tesla Model 3 foi lançado no mercado com um preço mais “acessível”.
Quem está a equacionar comprar um carro novo, tem mais uma opção amiga do ambiente por optar. Certo de que o valor ainda é excessivo, mas é bem mais baixo que os demais modelos Tesla 3.
Se equaciona comprar um carro elétrico, em especial um Tesla Model 3, tenha em consideração alguns importantes aspetos.
#1 – Aceleração instantânea e travagem regenerativa do Tesla 3
O condutor de um Tesla Model 3 tem que saber que o pedal do acelerador não é para entrar mais combustível, mas sim para controlar a pressão de entrada. É que estes carros elétricos não têm combustível!
Mas ainda assim, pressionar o pedal do acelerador vai dar mais velocidade e aceleração silenciosa. Mas se tirar o pé do pedal deste Model 3, o carro começa a travar instantaneamente, mesmo sem colocar o pé no travão! Ao desacelerar o carro usa o sistema de travagem regenerativa para absorver energia e reencaminhar para as baterias e outros sistemas.
Mas não esqueça que o travão continua lá! Pode vir a dar jeito em situações de emergência!
#2 – Sistema de assistência durante a condução
De ressalvar que nenhum sistema de assistência durante a condução é 100% autónomo! Por mais que as marcas digam, isso não existe em nenhum veículo (para já). Assim, dizer que um carro consegue conduzir sozinho é exagero! Mas ainda assim existem sistemas de assistência durante a condução, como no Tesla 3!
A Tesla tem vindo a desenvolver o Tesla AutoPilot. Este permite que o carro vire, acelere e trave automaticamente na sua faixa! A característica Full Self Driving Capability permite outras opções, melhorando a função existente do AutoPilot, tornando o carro mais autónomo com o tempo!
Opções adicionar como orientação ativa de uma rampa para outra, mudança automática de faixa, possibilidade de chamar o carro do lugar de estacionamento e estacionamento automático.
Mas claro que os condutores devem manter sempre as mãos no volante!
#3 – Rede de supercarregadores
Os carros da Tesla trazem um cabo de carregamento. E o Tesla 3 não é exceção, esse cabo pode ser ligado à rede elétrica normal de uma casa, mas o carregamento será lento! Se usar um supercarregador da Tesla, a autonomia das baterias carrega mais rápido!
Estes supercarregadores Tesla pertencem a uma mesma rede, e estão espalhador por todo o mundo! Assim, há que perceber onde existem na sua localidade, ou para os locais onde se vai dirigir. Caso não existam, terá que recorrer à rede elétrica comum e aguardar o tempo necessário até ter a autonomia necessária nas baterias!
A indicação da localização dos supercarregadores Tesla aparece no monitor central do Tesla 3, indicando o ponto de carregamento mais próximo da sua localização. Outra característica é que o próprio Tesla 3 “lembra-se” da localização dos últimos supercarregadores usados!
#4 – Link de referência
Ao adquirir um Tesla 3 diretamente à Tesla, o novo dono do carro elétrico tem direito a um link de referência. Link que lhe permite ter acesso a extras que podem ajudar a reduzir as taxas de uso de supercarregadores, ou mesmo tornar esse uso grátis!
O senão, é que o link de referência terá que ser fornecido a outra pessoa que queira comprar um Tesla, diretamente à Tesla!