Carro Elétrico Solar Violet

Há mais de 20 anos, uma equipa de engenharia da Universidade de Nova Gales do Sul na Austrália intitulada Sunwift tem apostado no desenvolvimento de automóveis equipados com painéis solares. A energia captada através dos painéis é convertida e utilizada em motores elétricos.

Embora, os veículos movidos a energia solar não sejam uma prioridade para os fabricantes, a realidade é que continuam a ser alvo de investigação científica. E, a equipa australiana quis comprovar que a tecnologia pode ser uma hipótese para o futuro, apresentando o carro elétrico mais eficiente do Mundo.

Carro elétrico solar mais eficiente do Mundo

Após um ano de desenvolvimento, a Sunwift construiu um carro elétrico solar Violet que percorre 4100 quilómetros por menos de 30 euros. Violet é o sexto automóvel desta equipa da Universidade de Nova Gales do Sul.

O automóvel elétrico começou a circular na estrada em setembro de 2017 e ao consumir energia parece uma “torradeira caseira”. Limitado a 130 km/h, este automóvel australiano movido a energia solar tem os painéis montados no tejadilho, assegurando uma autonomia de 800 km. Obviamente que também inclui a ajuda da energia acumulada nas baterias.

Carro Elétrico Solar Violet
Carro Elétrico Solar Sunswift Violet

Motores elétricos

O Violet incorpora motores elétricos que originam cerca de 7 kW de potência. Dessa forma, o automóvel elétrico não necessidade mais de 9,5 cavalos. Com um peso total de 400 kg, um terço do peso de um carro normal para as mesmas dimensões, o chassis do Violet é uma monocoque em fibra de carbono.

Futuro do Sunswift Violet

Em 2019, a equipa australiana vai apresentar o Violet no Challenge Mundial Bridgestone na categoria de “Carros Solares”. Mas, antes de avançar, a Sunswift tinha que comprovar a sua eficiência e bater o recorde mundial anterior, o qual estava fixado em 5,5 kWh por cada 100 km.

Em seis dias, o Violet manteve o consumo médio de 3,25 kWh de energia elétrica por cada 100 km, percorrendo cerca de 4100 km por 27,50 euros.

A título de curiosidade, esta quantidade de energia utilizada pelo automóvel elétrico é a mesma energia utilizada diariamente numa moradia comum. Assim sendo, conclui-se que o Violet é 17 vezes mais eficiente que um automóvel movido a gasolina.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

1
DEIXE O SEU COMENTÁRIO

1 Comentários da discussão
0 Respostas aos comentários
2 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
1 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Luis

O futuro cada vez mais perto.