Carro Elétrico KIA NIRO

Projeto “COP By Electric Car” arrancou hoje do Terreiro do Paço para viagem de oito dias na Europa.

Carro 100% elétrico parte de Lisboa com paragem em 7 países e 13 cidades europeias

O modelo 100% elétrico da Kia, e-Niro, vai levar até à COP24 na Polónia a mensagem da importância da transição para a mobilidade elétrica na Europa e da redução de emissões responsáveis pelo aquecimento do planeta.

Carro Elétrico partiu hoje de Lisboa

Partiu hoje do Terreiro do Paço o primeiro veículo 100% elétrico a fazer uma viagem de mais de 3000 quilómetros na Europa com a análise em tempo real da sua pegada carbónica. De Lisboa até à cidade polaca de Katowice, onde decorre de 3 a 14 de dezembro a COP24 – 24ª Cimeira das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, o Kia e-Niro “COP by Electric Car” passará por várias cidades e países europeus, transmitindo a mensagem da importância da transição para a mobilidade elétrica na Europa.

Com o apoio institucional da Câmara Municipal de Lisboa e fazendo a ligação e promoção da distinção “Lisboa Capital Verde Europeia 2020”, a iniciativa “COP By Electric Car” vai passar por três antigas capitais verdes: Vitoria-Gasteiz em Espanha, Essen na Alemanha e Nijmegen nos Países Baixos.

Esta iniciativa pretende demonstrar a viabilidade do modo elétrico na Europa e chamar a atenção da opinião pública para os desafios da descarbonização. A mensagem COP By Electric Car passará ao longo dos próximos dias por um total de sete países europeus, com paragem em 13 cidades, entre elas as três anteriores Capitais Verdes Europeias.

Route COP by Electric Car
Route COP by Electric Car

Carro 100% elétrico da KIA – e-Niro

Usando o modelo 100% elétrico da Kia, com 455km de autonomia, a equipa ao volante do e-Niro terá de enfrentar as limitações ainda existentes relativamente aos pontos de carregamento no percurso, bem como atender às escolhas mais sustentáveis em termos de alimentação e alojamento, indicadores que serão também tidos em consideração na análise da pegada carbónica.

Todas as experiências, imprevistos, limitações e sucessos ao longo da viagem serão partilhadas nas redes do projeto em: facebook.com/Get2CoolerWorld/, instagram.com/get2coolerworld/.

“A Câmara Municipal de Lisboa tem prosseguido uma política ativa de incentivo da mobilidade elétrica e sabemos que este é o futuro a curto prazo, para atingir os compromissos internacionais assumidos no combate às alterações climáticas, nomeadamente através do Acordo de Paris. Lisboa está a apostar no transporte elétrico, na sua própria frota e a apoiar a Mobi.E na expansão e reconversão da rede de postos de carregamento para que sejam mais eficientes e rápidos. Estamos também a implementar uma central solar para abastecer o transporte público e a frota da higiene urbana da cidade. A mobilidade do futuro será uma das áreas com maior destaque nas iniciativas de Lisboa Capital Verde Europeia 2020”, destaca José Sá Fernandes, Vereador da Estrutura Verde, Ambiente, Clima e Energia da Câmara Municipal de Lisboa.

Para Luís Costa, Partner da Get2C, “O COP by Electric Car é um projeto independente que tem como objetivo consciencializar o público para a sustentabilidade, e em particular alertar para os riscos e desafios relacionados com as alterações climáticas.

O COP by Electric Car cumprirá esta ambição dando palco à mobilidade elétrica – a qual tem um papel determinante no futuro da descarbonização, mas também analisando o impacto das nossas escolhas e dos nossos comportamentos no dia-a-dia.

Este projeto é o pontapé de saída do “Cooler World” e pretende demonstrar a viabilidade da mobilidade elétrica em longa distância, a redução real de emissões responsáveis pelo aquecimento do planeta, a influência dos estilos de vida na nossa pegada de carbono e demonstrar que o caminho da neutralidade carbónica é possível, necessário e inevitável”.

O COP By Electric Car é uma iniciativa da Get2C, empresa portuguesa que atua na área das alterações climáticas, energia e mercados de carbono. Conta com os apoios institucionais da Câmara Municipal de Lisboa, da Agência Portuguesa do Ambiente, da Associação Portuguesa do Veiculo Elétrico, da Mobi.E, da Associação Zero, do Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial /GRACE, bem como com o patrocínio da Kia.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

2
DEIXE O SEU COMENTÁRIO

2 Comentários da discussão
0 Respostas aos comentários
2 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
2 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Timoteo Batalha

PERCEBO FALTA DE INICIATIVAS QUANTO AO TRATO DE RESÍDUOS!! A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA PODE FRACASSAR SE NÃO HOUVER DESTINO CERTO E ECOLOGICAMENTE CORRETO PARA TODOS OS RESÍDUOS. A ATIVIDADE HUMANA DO EXTREMO CARBONO AO CARBONO ZERO, PRODUZ LIXO!!! E O QUE É FEITO DO LIXO???

Sim

E alguém sabe dizer a pegada carbonica do fabrico da bateria???? Deve demorar uns anos valentes para ficar a dever 0 ao ambiente…mas isso não interessa nada o que conta e vender ” elétricos ” como amigos do ambiente …mas não e bem assim…