Carro elétrico Lightyear One é o primeiro carro movido a energia solar

Carro Elétrico - Lightyear One

O que começou como um projeto de um grupo de estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven em 2013 teve um final feliz na semana passada com o lançamento do primeiro carro da família alimentado por energia solar, Lightyear One.

O carro solar foi desenvolvido pela equipa que ganhou o Desafio Bridgestone Mundial Solar 2013 na categoria Cruisser, uma corrida de carros solares realizada todos os anos.

Depois de vários anos dedicados ao desenvolvimento de um carro vencedor, os alunos centraram a sua atenção no desenvolvimento de um protótipo de um carro sedan familiar comercialmente viável.

“Nós aplicamos todos os conhecimentos adquiridos pelos nossos alunos durante o estágio para desenvolver um carro solar comercial”, disse Tesse Hartjes, da Lightyear.

Carro Elétrico movido a energia Solar - Lightyear One
Carro Elétrico movido a energia Solar – Lightyear One

Construído utilizando peças holandesas, o Lightyear One foi conseguido com um investimento de alguns milhões de euros.

Normalmente, o lançamento de um novo modelo de carro pode custar até 1.000 milhões de euros, mas Lightyear acredita que a sua oferta de nicho irá atrair suficientes consumidores e investidores. A Lightyear está confiante em garantir 200 pedidos para seu principal veículo no início do próximo ano.

Sobre o carro solar Lightyear One

O Lightyear One tem um alcance de 500 milhas e teoricamente poderia ir 10.000 km por ano sob o sol da Holanda, duplicando a capacidade para 20.000 quilómetros durante a época mais quente do ano, em áreas como o Havai ou Califórnia.

O veículo está equipado com painéis solares integrados em localizações ótimas no telhado e cobertura do veículo com uma bateria que armazena a energia gerada.

Embora Lightyear One tenha um ponto de carregamento padrão típico de veículos elétricos normais (SVE), o CEO da empresa, Lex Hoefsloot, acredita que o carro pode operar de forma completamente independente das estações de carregamento.

“É um avanço na mobilidade elétrica, porque somos capazes de combinar um grande problema com extrema eficiência”, disse Hoefsloot. “O primeiro modelo faz a ficção científica se tornar realidade: carros que usam apenas a energia do sol”.

O veículo é ideal para condutores conscientes do meio ambiente que vivem em regiões com poucas estações de recarga de carros elétricos.

“É o primeiro passo em nossa missão tornar possível que veículos elétricos estejam disponíveis para todos”.

O Lightyear One será lançado no mercado dos EUA, e é esperado que entre nos mercados Europus no início de 2021, afirmou a empresa.

Vídeo de apresentação do Lightyear One

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima