Tubos de Vácuo da Naked Energy

A utilização dos tubos de vácuo no mercado de energias renováveis não é uma novidade, mas a empresa Naked Energy conseguiu criar um modelo híbrido que junta esta tecnologia aos painéis fotovoltaicos que resulta numa solução mais completa e eficiente.

Naked Energy aposta na junção dos tubos de vácuo e de painéis solares para gerar maior eficiência energética

Os tubos de vácuo não são uma novidade no mercado, sendo já bastante utilizados para aproveitar a energia térmica.

No entanto, a empresa britânica Naked Energy desenvolveu uma nova abordagem a esta tecnologia, criando um sistema híbrido que alia a energia e calor e que pode ser utilizada para carregar gratuitamente o carro elétrico.

Mas antes de percebermos em que consiste este novo projeto, vamos começar pela tecnologia de base.

O que são tubos de vácuo?

Os tubos de vácuo são tubos concêntricos que contêm no seu interior uma câmara de vácuo onde não existe passagem de ar dentro. Neste espaço é colocado a circular um líquido (pode ser água ou azeite) que é aquecido pelo sol.

Com esta exposição e sem efeito de dissipação, o líquido aquece até altas temperaturas (cerca de 90ºC) e permite gerar energia térmica.

Como funciona a solução VirtuPVT da Naked Energy?

Tubos de Vácuo da Naked Energy
VirtPVT – Tubos de Vácuo da Naked Energy

Pegando neste conceito dos tubos de vácuo, vendidos pela Naked Energy como VirtuHOT, a empresa desenvolveu um novo sistema.

Intitulado de VirtPVT, utiliza a solução de tubo de vácuo inserida em pequenos painéis solares para aproveitar o melhor dos dois mundos. Desta forma, consegue utilizar o calor para energia térmica, ao mesmo tempo que produz eletricidade para, por exemplo, carregar um carro elétrico ou alimentar outros equipamentos em casa.

Segundo a marca, este sistema híbrido oferece 4x mais eficiência que os painéis solares tradicionais, um menor cisalhamento ao vento e uma maior eficiência térmica mesmo em climas mais frios.

Além disso, como é modular, tem um baixo custo de instalação quando comparado com outras soluções e permite um dimensionamento mais preciso para cada habitação.

Utilizando o mesmo espaço, consegue-se uma maior rentabilização para energias renováveis, além desta solução permitir também ser instalada em fachadas.

Este sistema está nos Estados Unidos, sendo que na Europa está presente em parceiros no Reino Unido, Itália e Holanda,mas deverá ser disponibilizada em breve para outros mercados.

Vídeo – Funcionamento dos tubos de vácuo da Naked Energy

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui