Carregador Baterias Porsche BMW Siemens

Há uns dias, a Siemens, a BMW e a Porsche apresentaram um protótipo de uma estação de carga rápida que consegue produzir 450 kW (mais do que o triplo do Supercharger da Tesla).

Os especialistas Allego e Phoenix Contact E-Mobility também participaram neste protótipo.

Localizada em Günzburg, na Baviera, a estação Fast Charge é compatível com o padrão europeu de Sistema de Carga Combinada ou CCS e promete recarregar as baterias dos veículos elétricos no mesmo tempo em que enchemos um depósito de combustível.

Num comunicado, o consórcio informa “O carregamento rápido e conveniente vai aumentar o apelo da mobilidade elétrica”.

Para já, esta estação de carregamento rápido pode ser utilizada gratuitamente por qualquer carro elétrico e proporciona o carregamento de 100 km de autonomia em menos de 3 minutos.

Para ter uma ideia da evolução do carregamento dos veículos elétricos, nas estações Fast Charge da Tesla são necessários aproximadamente 30 minutos.

Este novo método de carregamento proporciona uma capacidade de carga de três a nove vezes mais elevada e, dessa forma, os veículos elétricos atuais estão a ser preparados para permitir a utilização dessas estações de carregamento CCS. Por exemplo, o BMW i3 apenas pode receber até 50 kW, mas o futuro SUV elétrico disponibilizará 150 kW.

A Porsche explicou que utilizou um veículo equipado com uma bateria de 90 kWh, o qual atingiu a capacidade de carga de, aproximadamente, 400 kW na estação Fast Charge. Isto, “permitiu tempos de carga inferiores a três minutos nos primeiros 100 km de autonomia”.

Quais são os 10 carros elétricos com mais autonomia

Para que os veículos de teste da Porsche suportassem o aumento da carga, o fabricante utilizou um sistema de refrigeração que controla a temperatura nas células da bateria e adapta a capacidade de carga, ou seja, permite manter as células da bateria numa temperatura constante, enquanto os cabos de carga são resfriados.

O Porsche Taycan será o primeiro modelo de produção em série com tecnologia de 800 volts. Este modelo está previsto ser disponibilizado no mercado em 2019. E, para ultrapassar a questão do tempo de carregamento, a Daimler, a BMW e a Porsche prometem, em parceria, construir uma rede de carregamento rápido nas principais estradas da Europa.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  Subscrever  
Notificação de