Brasil: Parque solar fotovoltaico de 162MW já foi ligado à rede

Parque Solar Apodi

O parque solar Apodi Solar, fruto da Scatec Solar (sociedade entre a Equinor e a Apodi Par) já foi ligado à rede nacional de transmissão de energia.

Este tem capacidade para gerar 162 MW, e está localizado no Quixeré, Vale do Jaguaribe a cerca de 218 quilómetros de Fortaleza.

Esta zona foi estrategicamente pensada, pois no vale o sol brilha forte durante praticamente todo o ano, o que permite obter eficiências recordes na maior parte dos dias.

O CEO da Scatec Solar congratulou-se por este passo importante, pois foi o primeiro projeto de produção de eletricidade a partir da energia solar por parte da empresa. O concluir deste projeto vem confirmar a vocação da empresa como produtor independente de energia solar, o que é um passo importante para crescerem em mais países da América Latina.

Novos projetos da Scatec Solar

Brevemente a empresa dará início à construção de um novo parque solar com capacidade para produzir 117 MW, desta vez na Argentina, e irá contar também com o apoio da Equinor!

Expansão das empresas de energia renovável

Tanto para a Equinor como para a Scatec Solar, a conclusão deste projeto foi um marco importante para ambas as empresas.

Pal Eitrheim, diretor de Soluções em Novas Energias da Equinor afirma que “com este projeto adicionam ao seu portfólio o lucrativo mercado de energia solar, que passa a ser uma área chave para a operação da empresa”.

O Apodi Solar faz parte da estratégia da empresa em se tornar mais diversificada no setor das energias renováveis, com o mote de “transformar recursos naturais em combustível para as pessoas e progresso para a sociedade”.

Os números do Parque Solar Apodi Solar

O projeto de construção do Apodi Solar foi adquirido em leilão conduzido pela Agência Nacional de Energia Elétrica em novembro de 2015. Tem um Contrato de Reserva de Energia que é válido por 20 anos.

Localizado no Quixeré, vai gerar cerca de 340 mil MWh por ano, que serão capazes de fornecer energia a mais de 170 mil habitações! A energia limpa produzida por este parque solar equivale a uma redução dos gases de efeito de estufa na ordem das 200 mil toneladas de CO2 por ano!

Inicialmente arrebatado pela Scatec Solar, eis que em 2017 esta empresa teve que formar uma parceria com a Equinor (50/50) para construir, deter e operar parques solares no Brasil. Esta parceria ficou responsável pela operação e manutenção, bem como a gestão dos ativos do parque solar Scatec Solar.

Participação dos vários sócios no Parque Solar Apodi Solar

  • Scatec Solar (43,75%)
  • Equinor (43,75%)
  • Holding Apodi Participações (12,5%)

A Holding Apodi Participações é um conjunto de empresas brasileiras, nomeadamente a Z2 Power, Pacto Energia e Kroma Energia, que lidera a Holding.

Recomendamos: Maior parque solar do mundo será construído em Piauí no Brasil

Atualmente a Scatec Solar tem em funcionamento parques solares que geram um total de 519MW. Tem ainda 895 MW em construção e mais de 4GW em projetos de avaliação.

4 Comentários em “Brasil: Parque solar fotovoltaico de 162MW já foi ligado à rede”

    1. Bom dia @Fatima na verdade o custo para aquisição depende do seu consumo, faça um orçamento na cineshop vou comprar meu kit lá o retorno em torno de 4 anos

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima