Usina Solar Fotovoltaica

Brasil tem mais um parque solar fotovoltaico

Segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica do Brasil), existem atualmente 3900 parques fotovoltaicos a operar no Brasil. E Jair Bolsonaro esteve presente no mais recente parque fotovoltaico a ser inaugurado (a 29 de agosto de 2020).

No município Goiano de Caldas Novas foi inaugurado o mais recente parque fotovoltaico, que contou com o Ministro das Minas e Energia, Bento Gonçalves, o Governador de Goiás, Ronaldo Caiado e o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

Uma inauguração com pompa e circunstância, pois o Governo Brasileiro tem dado incentivos para o investimento nas energias renováveis. E voltou a afirmar a sua posição contra a cobrança de taxas sobre a produção de energia solar, dizendo mesmo que “o sol não será taxado”. Reafirmando assim o que já tinha dito em janeiro durante o Congresso sobre a aplicação de taxas sobre a atividade.

Uma posição que ficou ainda mais firme depois da ANEEL ter previsto mudanças nos subsídios para a compensação da energia produzida por parques fotovoltaicas, uma medida que foi revista mais tarde.

Usina solar fotovoltaica em Goiás

Este parque fotovoltaico em Goiás pertence à DiRoma, sendo constituído por 26 projeto de produção de energia distribuídos pelo município de Caldas Novas (GO), com uma potência total instalada de 5.6GMWp, o equivalente a 4265 habitações.

Aquando da cerimónia de inauguração Bolsonaro enalteceu a aposta nas energias renováveis: “E quando eu olho aqui para a direita e vejo uma mini fazenda ou uma chácara urbana de placas fotovoltaicas eu me emociono. Também pelo empreendedorismo e é difícil empreender neste País, estamos ajudando a legislação com o apoio de vossa senhoria, prezada deputada, prezados deputados aqui da bancada de Goiás o trabalho é de vocês também para nós fazermos um Brasil mais leve com menos burocracia, menos regras de modo que isso se torne possível e já trabalhamos muito nesse sentido”.

O uso da energia sola para gerar eletricidade é uma forma de preservar o meio ambiente, e estima-se que este parque fotovoltaico venha a evitar a emissão para a atmosfera de cerca de 12053 toneladas de CO2 equivalente aos próximos 20 anos. O mesmo será dizer que equivale à plantação de cerca de 950 mil árvores!

Usinas solares fotovoltaicas no Brasil

Segundo a ANEEL, por todo o Brasil existem 3900 parques fotovoltaicos, isto em geração centralizada. Quanto a geração distribuída, são mais de 280 mil parques fotovoltaicos, cerca de 3600MW de potência, dos quais 198MW correspondem a 12252 parques fotovoltaicos instalados no município goiano, e destes, 43% (5290) foram ligados à rede entre janeiro e agosto de 2020.

O Governo de Bolsonaro tem como bandeira o estimular a produção de eletricidade limpa e renovável, e para isso isentou de impostos de importação certos dispositivos de produção de energia solar, bem como a criação de “Green Bonds” (debentures verdes).

Daqui a 10 anos, segundo o Plano de Energia Elétrica 2020 (PDE 2029) o Brasil irá aumentar a sua capacidade instalada de 2.1GW para 10.6GW, com a geração distribuída a atingir os 11GW!

O Ministro das Minas e Energia pretende investir na diversificação da matriz, aumentando a quantidade de fontes renováveis, mas racionalmente! Atualmente o Brasil conta com cerca de 83% da sua capacidade de geração e eletricidade fornecida a partir de fontes limpas (hidroelétrica, eólica, biomassa e solar).

O Brasil é dos países do mundo com uma matriz elétrica mais limpa!

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui