Carregador Super Rápido Porsche

Os carros elétricos não levantam nenhum questionamento se serão majoritários no mercado, mas sim quando serão, pois é inevitável que cedo ou tarde todos ou quase todos os carros sejam assim. Mas a pergunta do quando é muito relevante, já que enquanto em alguns países 20 ou 30% dos carros já são elétricos, em outros os números não chegam a 1%.

Existem barreiras tecnológicas e financeiras que levam a essa demora para a implantação dos carros elétricos e a essa disparidade extrema. A durabilidade e descarte das baterias, os preços dos carros, e mesmo a disponibilidade de postos de recarga são algumas dessas barreiras.

Entretanto, uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos proprietários ou pretensos proprietários de carros elétricos são os desempenhos desses postos de recarga rápida, visto que alguns carros carregam rápido, e outros podem levar até duas horas para carregar, enquanto os carros movidos a combustíveis fósseis levam poucos minutos para abastecer.

Para resolver este problema, a Porsche e a BMW desenvolveram carregadores super-rápidos, tão rápidos que superam os dos modelos da empresa pioneira em carros elétricos, a Tesla de Elon Musk.

Os carregadores rápidos de carros elétricos são essenciais, pois sem eles os carros precisam ser carregados em casa e levam a noite toda para isso, e caso precisem de outra recarga, só na noite seguinte. Esse problema restringe e muito o desenvolvimento e disseminação dos elétricos. Até agora, os melhores carregadores são os Tesla Superchargers, mas isso está mudando.

Os 10 carros elétricos com mais autonomia.

BMW e Porshe desenvolvem carregador rápido

Duas montadoras gigantes, BMW e Porsche, resolveram se unir em um consórcio para desenvolver o FastCharger, um novo carregador para carros elétricos que promete ser muito mais rápido. De acordo com os pesquisadores e desenvolvedores, esse carregador tem capacidade de potência de 450KW, muito maior do que os 145 KW das estações de carregamento rápido da Tesla.

Isso significa que esse novo carregador é três vezes mais rápido do que o da Tesla. Para fazer uma comparação, o FastCharger carrega 100 KM de autonomia em apenas 3 minutos ou carrega um BMW i3 dos 10 aos 80% em apenas 15 minutos.

O FastCharge pode carregar carros, tanto de baterias de  400 V , como de 800 V. A escolha por uma voltagem vai ser feita pelo próprio sistema de acordo com o carro que vai carregar.

O único problema é que as estações vão depender da capacidade dos carros de receberem energia. Um exemplo disso é um carro usado em testes, o Porsche Taycan, que conseguiu apenas 400 KW.

O Jaguar I-Pace obteve apenas 100 kW e o Audi E-Tron com somente 150 KW. Isso significa que os carros também irão precisar acompanhar a tecnologia dos postos de carregamento.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here