Betão solar fotovoltaico desenvolvido por cientistas Mexicanos

Betão Solar Fotovoltaico

Criar energia elétrica a partir do betão parece estar para breve. Alunos do Doutoramento do Instituto Politécnico Nacional, México, desenvolveram betão fotovoltaico capaz de gerar eletricidade quando este é exposto à luz solar.

A ideia surgiu da necessidade de reutilizar materiais de construção mais inteligentes e mais amigos do ambiente.

É que o México é um dos países com maior exposição solar, sendo que estados como Chihuahua, Sonora, Dorango e Baja California têm mais exposição solar que alguns países internacionais.

Situação que permite que no futuro se facilite a aplicação desta tecnologia na área da construção, através da aplicação de betão inteligente.

Orlando Gutierrez e Euxis Kismet Sierra Marquez foram 2 dos envolvidos neste projeto de geração de energia a partir do betão. Este betão pode ser usado na construção de calçadas, pontes, lajes e muitas outras aplicações.

O betão fotovoltaico tem a capacidade de usar a energia elétrica armazenada de modo amigo do ambiente e sustentável para eletrodomésticos, carregamento de dispositivos móveis, iluminação, entre muitas outras aplicações.

O projeto betão solar fotovoltaico

Para já, o betão fotovoltaico, não passa de um protótipo. Protótipo que passa por um pedaço de betão sólido misturado com elementos orgânicos, que captam a radiação solar, gerando depois a corrente elétrica.

Orlando Gutierrez explica que a obtenção de nano partículas de betão é conseguida com recurso a uma técnica denominada “moagem de alta energia”, que atinge as partículas abaixo de 100 manómetros.

Para obter a característica fotovoltaica, o cimento foi misturado com outros óxidos e compostos orgânicos, como a perovskita. Depois juntou-se óxido de titânio para a fabricação de células solares, sendo usadas como matriz para absorver a radiação solar.

Felipe de Jesus Carrilo Romo, responsável pela equipa de alunos, afirma que os materiais fotovoltaicos têm a capacidade de absorver energia solar e depois transformá-la em eletricidade.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima