Bateria recarregável fléxivel e transparente desenvolvida por Sul-Coreanos

Bateria transparente e flexível

Investigadores sul-coreanos desenvolveram um novo tipo de bateria recarregável. Para já, um protótipo de bateria, totalmente transparente que armazena e gera energia.

O protótipo desta bateria transparente é constituído por várias camadas, flexíveis. Esta bateria é também recarregável.

Constituição da bateria transparente

As camadas que compõem esta bateria transparente são feitas de um filme de grafeno como elétrodo e um eletrólito “semi-sólido”, sendo que a transparência conseguida é de 77,4%!

Outras funções planeadas para esta bateria transparente é a capacidade de auto carregamento e armazenamento. Funções conseguidas com a introdução de um supercapacitor – painel de armazenamento de energia – dentro da camada superior do dispositivo, além de um painel de conversão de energia – nano gerador – na camada inferior.

Carregar a bateria será tão simples quanto apertá-la ou aproveitando movimentos naturais (andar, correr, indumentária, atividades). No fundo este dispositivo pode ser aplicado ao vestuário.

Baterias transparentes
Bateria Transparente – Esquema das camadas da bateria.

Por fim, logo abaixo do painel de armazenamento de energia, está uma camada sensível ao toque, o que permitirá criar um dispositivo totalmente transparente.

O professor Changsoon Choi, do Instituto de Ciência e Tecnologia Daegu Gyeongbuk explicou o porquê desta investigação…

Decidimos começar esta pesquisa porque ficamos impressionados com os smartphones transparentes que aparecem nos filmes. Embora ainda haja um longo caminho para a comercialização, devido aos altos custos de produção, faremos o possível para avançar ainda mais essa tecnologia agora que obtivemos esse sucesso no campo do armazenamento de energia transparente”.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima