Bateria transparente e flexível

Investigadores sul-coreanos desenvolveram um novo tipo de bateria recarregável. Para já, um protótipo de bateria, totalmente transparente que armazena e gera energia.

O protótipo desta bateria transparente é constituído por várias camadas, flexíveis. Esta bateria é também recarregável.

Constituição da bateria transparente

As camadas que compõem esta bateria transparente são feitas de um filme de grafeno como elétrodo e um eletrólito “semi-sólido”, sendo que a transparência conseguida é de 77,4%!

Outras funções planeadas para esta bateria transparente é a capacidade de auto carregamento e armazenamento. Funções conseguidas com a introdução de um supercapacitor – painel de armazenamento de energia – dentro da camada superior do dispositivo, além de um painel de conversão de energia – nano gerador – na camada inferior.

Carregar a bateria será tão simples quanto apertá-la ou aproveitando movimentos naturais (andar, correr, indumentária, atividades). No fundo este dispositivo pode ser aplicado ao vestuário.

Baterias transparentes
Bateria Transparente – Esquema das camadas da bateria.

Por fim, logo abaixo do painel de armazenamento de energia, está uma camada sensível ao toque, o que permitirá criar um dispositivo totalmente transparente.

O professor Changsoon Choi, do Instituto de Ciência e Tecnologia Daegu Gyeongbuk explicou o porquê desta investigação…

Decidimos começar esta pesquisa porque ficamos impressionados com os smartphones transparentes que aparecem nos filmes. Embora ainda haja um longo caminho para a comercialização, devido aos altos custos de produção, faremos o possível para avançar ainda mais essa tecnologia agora que obtivemos esse sucesso no campo do armazenamento de energia transparente”.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui