Bateria de brometo de zinco vai ser testada no parque fotovoltaico de Navarra pela espanhola Acciona Energia.

Empresa australiana Gelion forneceu bateria de brometo de zinco para testes em Navarra

A espanhola Acciona Energia vai testar no seu parque fotovoltaico em Navarra uma bateria de brometo de zinco fornecida por uma empresa australiana Gelion.

A escolha desta tecnologia de armazenamento surgiu através do programa I’MNOVATION, onde a empresa procurava por tecnologias de armazenamento inovadoras, tendo sobressaído a tecnologia da Gelion.

O programa I’MNOVATION, surgiu para dar resposta aos problemas ambientais, para descobrir soluções inovadoras no armazenamento da energia com empresas de todo o mundo.

Foram dez as empresas de armazenamento de energia que participaram no programa, tendo sido selecionadas quatro para continuar, a Gelion incluída. Estas startups terão oportunidade de testas e provar as suas tecnologias entre seis meses a um ano no parque fotovoltaico em montes del Cierzo de 1,2MW, situado em Tudela, Navarra, a partir de julho de 2022.

Bateria de brometo de zinco vai ser testada no parque fotovoltaico de Navarra pela espanhola Acciona Energia.

Bateria de brometo de zinco inovadora

A Gelion desenvolveu uma bateria inovadora para o armazenamento de energia estacionária baseada na química entre o brometo de zinco sem fluxo que pode ser produzida nas atuais fábricas de baterias de ácido-chumbo.

A empresa esta mesmo a comercializadas as suas baterias endure, para aproveitar o crescimento do mercado de armazenamento de energia à medida que a economia glocal faz a transição para a energia renovável.

As baterias da Gelion são uma alternativa segura, resistente a temperaturas elevadas, económica e segura comparada às baterias de iões de lítio.

Se os testes com a Acciona Energia forem um sucesso, a bateria Endure da Gelion, passará a fazer parte da carteira de fornecedores da empresa espanhola como solução de armazenamento de energia renovável.

O CEO da Gelion, Andrew Grimes, falou da parceria. “Esta é uma demonstração de confiança na nossa tecnologia de armazenamento de energia. Depois de ter entrado no Mercado da Bolsa de Valores de Londres, estamos muitos contentes por termos sido selecionados pela Acciona para testar as nossas baterias no parque fotovoltaico em Navarra”.

Por seu lado, a Diretora de Investigação da Acciona Energia, Maria Angeles Medrano, disse que “no departamento de Inovação da Acciona Energia, procuramos a convergência entre as melhores soluções de armazenamento e as tecnologias mais inovadoras que nos permitam melhorar a operação da geração de energia renovável e oferecer os melhores serviços de rede”.

Também o fundador da Gelion, Thomas Maschmeyer, congratulou-se por esta parceria. “A visão da Acciona Energia alinha-se com a nossa. Foca-se no desenvolvimento de soluções comerciais, que invistam no bem do planeta, especialmente nas energias renováveis, infraestrutura sustentável e produção de água limpa. A nossa tecnologia de baterias é ideal para apoiar a transição energética à medida que o mundo age para evitar o agudizar da crise climática”.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui