Barreiras Acústicas Solares

Novas barreiras acústicas fotovoltaicas podem gerar 1,2MW por quilómetro

Empresa canadiana pretende instalar barreiras acústicas que possam gerar energia nas autoestradas. A ideia é que estas tenham uma potência de 1,2MW por quilómetro.

Esta tecnologia encontra-se em fase de testes numa propriedade do Governo Americano na América do Norte.

Barreiras acústicas solares que produzem eletricidade

A ideia nasceu da Mitrex, uma empresa de fornecimento de energia fotovoltaica integrada em edifícios (BIPV), com sede em Toronto, em associação com líderes da indústria de barreiras acústicas, a Durisol e a Silentium Group.

As barreiras acústicas fotovoltaicas foram desenhadas com o intuito de melhorar a estética das autoestradas e ao mesmo tempo, reduzir o ruído até 0.7, gerando ao mesmo tempo energia limpa.

Estas barreiras, já desenvolvidas e em fase de testes, vêm em opções transparentes e opacas. Sendo que existem três tipos de formatos, uma opção de adaptação, um sistema vertical uniforme e um formato em ângulo para aumentar a produção e a estética.

Sistema fotovoltaico das barreiras acústicas

Barreiras Acústicas Solares
Sistema fotovoltaico das barreiras acústicas

O sistema fotovoltaico integrado nas barreiras antirruído têm uma capacidade de até 22W por cada 0.90 metros quadrados nos painéis de uma só face e de 37W nos painéis biface.

Em média, por cada quilómetro de barreiras instaladas, será possível gerar mais de 1,2MW de eletricidade.

Assim, em vez de se usar as tradicionais barreiras antirruído para apenas dissipam o som, com materiais porosos e de baixa densidade, com o betão e a espuma, ao se optar por barreiras acústicas fotovoltaicas estaremos a usar uma camada intermédia acústica patenteada que minimiza ainda mais a transferência de som.

A este consórcio de empresas, juntou-se ainda o Ministério de Transportes de Ontário, com o intuito de estabelecer as diretrizes de aprovação do produto e criar uma forma de adaptar as atuais barreiras antirruído para estas que permitem gerar energia, adaptando a energia fotovoltaica integrada em edifícios.

Nesse sentido, a Durisol e a Silentium Group selecionaram várias barreiras antirruído existentes para fazer testes. Testes que já permitiram recolher dados, que permitiram analisar o rendimento das barreiras acústicas fotovoltaicas.

O objetivo da Mitrex é que cada superfície em que o Sol incida, é possível de converter num produtor de energia renovável. Assim, aplicando a sua tecnologia nas barreiras acústicas tradicionais, teremos mais uma forma de produção de energia limpa e barata.

Produtos fotovoltaicos da Mitrex

Mitrex Solar Brick - O “Ladrilho Solar”
Mitrex Solar Brick – O “Ladrilho Solar”

São vários os produtos que a Mitrex tem ao serviço do consumidor, nomeadamente aplicações para fachadas de edifícios, telhados, varandas, grades, janelas, entre outros.

Recentemente deram a conhecer o “ladrilho solar”, o Mitrex Solar Brick, que é uma superfície que tem o mesmo aspeto que uma parede de ladrinho, mas com painéis solares integrados.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui