Avatar: A nova turbina eólica residencial low cost que produz 5 kWh

Turbina Eólica Avatar

Quantos de nós já não pensamos no quão incrível seria se conseguíssemos produzir a nossa própria eletricidade em casa, de forma a diminuir a fatura de energia da rede de abastecimento, mas sem a necessidade de efetuar um investimento inicial muito avultado, e muitas vezes até proibitivo? Ora, tal situação está agora perto de ser possível.

A turbina eólica residencial Low Cost AVATAR pode ser a solução

Uma startup indiana, de nome Avant Garde Innovations, criou uma turbina eólica doméstica acessível quer em preço, quer em facilidade de instalação e utilização.

A empresa deu a este produto o nome de AVATAR, e tem como principais vantagens o facto de ser capaz de gerar energia 24 horas por dia, necessitar de baixa manutenção e ter uma vida útil de cerca de 20 anos.

Tudo isto a um preço mais baixo que o pedido por um smartphone topo de gama.

O potencial de utilização da AVATAR é variado: como é pequena e de fácil instalação, esta turbina eólica é ideal tanto para residências ou pequenos espaços de negócio, como para áreas rurais e remotas, quando usadas várias unidades em conjunto.

Principais características da turbina eólica AVATAR

Turbina Eólica Avatar
Turbina Eólica Avatar

Este equipamento pesa 72 Kg e mede apenas 3 metros de diâmetro, podendo por isso ser instalado em qualquer área livre, ou até no telhado de uma habitação.

A capacidade de geração de energia é de 5 kWh por dia, com vento a 20 km/h, sendo que para isso o preço a pagar é de apenas 899 dólares, ou seja, bem menos que a maioria dos smartphones topo de gama atuais, por exemplo.

A juntar a estas vantagens, há que referir a garantia legal incluída no preço, sendo que a Avant Garde Innovations menciona que a vida útil da AVATAR ronda os 20 anos. Pondo então o investimento em perspetiva, estamos a falar de cerca de 45 dólares por ano, ou menos de 4 dólares por mês.

Dependendo das condições meteorológicas, esta turbina pode produzir energia incessantemente, desde que haja vento para isso (mínimo de 5 km/h), e que o mesmo não ultrapasse os 216 km/h, que é a velocidade máxima de sobrevivência.

O seu acionamento direto e sem engrenagens evita problemas de desgaste ou a necessidade de utilização de fluidos lubrificantes, ao mesmo tempo que é silencioso ao ponto de nunca ultrapassar 10% dos decibéis que são produzidos pelo próprio vento.

Turbina Eólica Avatar
Turbina Eólica Avatar – Esquema de ligação OffGrid

Apesar disso, é possível controlar as rotações por minuto da turbina, de forma a adequá-las às condições de instalação, se necessário.

Para terminar, importa referir que o design da turbina eólica da Avant Garde Innovations permite tirar partido de ventos provenientes de qualquer direção, e que a mesma resiste até ao mais intenso dos climas, quer no que diz respeito à neve, quer ao deserto. Efetivamente, pelo valor pedido, é difícil pedir mais.

Vídeo – Turbina Eólica Avatar

Leitura Recomendada: Como construir uma turbina eólica caseira de 1000W

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima