Apoios para investimento em painéis solares fotovoltaicos - Agricultura

Governo abriu as candidaturas para a agricultura investir em painéis fotovoltaicos, nomeadamente para a aquisição e instalação destes na Agricultura, Transformação e Aproveitamentos Hidroagrícolas.

Candidaturas para a Agricultura investir em painéis fotovoltaicos

São mais de 46M€ em apoio para a aquisição e instalação de painéis fotovoltaicos por parte de explorações agrícolas, unidades agro-industriais e aproveitamentos hidroagrícolas.

Esta foi a forma encontrada pelo Governo para manter o compromisso assumido de aumentar o apoio aos agricultores. Segundo a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria Céu Antunes, “é inegável que, neste desafio de escala global, precisamos de garantir uma transição energética rápida, eficaz, inclusiva e justa, que permita mitigar os efeitos das alterações climáticas e da crise energética e, ao mesmo tempo, assegurar a capacidade de produção de alimentos seguros, de qualidade e a preços acessíveis”.

Estes apoios irão permitir dotar as explorações agrícolas, unidades agro industriais e os aproveitamos hidroagrícolas de capacidade para auto produção de energia solar fotovoltaica para suprimir as suas necessidades, ficando assim auto-suficientes, modernizadas e reduzir a sua pegada de carbono ao reduzir o uso de combustíveis fósseis.

Maria do Céu Antunes ressalva que “A disponibilidade dos agricultores para assumirem esta transição como um desígnio nacional é acompanhada pelo governo, também mediante um reforço das taxas de apoio de 40% para 70%. Um esforço coletivo essencial para garantirmos a sustentabilidade ambiental, social e económica da agricultura nacional”.

Ainda até fim de 2022 será aberto um novo concurso, mas este com apenas 1,5M€, dedicado ao reforço da sustentabilidade energética dos aproveitamentos hidroagrícolas.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui