JOGO SUJO: Aneel culpa incentivos à energia solar pelos aumentos na conta da luz

Acréscimo conta da Luz no Brasil

A Aneel é acusada de golpes baixos como forma de fundamentar o objetivo de taxar em 63% a geração de energia fotovoltaica: André Pepitone, diretor da agência reguladora, incriminou incentivos à energia solar pelos acréscimos da conta de luz.

Incentivos à geração de energia solar responsáveis pelo acréscimo da conta da luz

O diretor carapetão encobre o que de fato tem impacto nas contas: as bandeiras tarifárias, que a Aneel criou para perpetuar as termelétricas, produzidas com emergência no apagão de FHC para serem dissolvidas após 5 anos, porque criam energia cara e suja. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

As termoelétricas impõem as regras na Aneel e nas distribuidoras, que a usam para tornar inexecutável a geração distribuída.

A Aneel tenta fazer acreditar que o problema são 127 mil microgeradores de energia solar, equivalentes a 0,2% dos 84,1 milhões de consumidores.

Rodrigo Pinto da Universidade da Califórnia diz que só em novembro a energia solar diminuiu custo de distribuição em R$66 milhões no País.

No complô para regularizar a energia solar após incentivá-la, a Aneel manda um recado claro: as suas resoluções não são confiáveis.

7 Comentários em “JOGO SUJO: Aneel culpa incentivos à energia solar pelos aumentos na conta da luz”

  1. Correto , as agências reguladoras nacionais bem como as estaduais tem a infância muito maior das geradoras , tem lobe muito forte enquanto o conselho de consumidores está em clara desvantagem , conheço bem sistema gaúcho , e totalmente tendencioso regras são mudadas e a comunicação e super truncada , infelizmente e sistema que prejudica os consumidores

  2. Nelson Pernasetti de Farias

    As agências reguladoras do Brasil trabalham em pró dos interesses das concessionárias e empresas que prestam serviços públicos.. nunca defendem os interesses do povo brasileiro.. garantem uns carguinhos para seus familiares e para eles depois que saírem das agências para continuar mamando nas tetas..

  3. Laoni Cleber Fagundes

    Direção da Aneel são pilantras mal feitores disfarçados de administradores.
    MP Que faz que não fiscaliza esse ninho
    de sujeira? Por uma dessas que ninguém quer investir nesse país!!
    Lembram dos carros movidos a álcool? Onde se consegue ter economia com álcool combustível no Brasil hoje?

  4. José Roberto de Menezes

    Um modelo de gestão que em 2020 utiliza a água o líquido da vida para transportar dejetos urbanos e/ou ferramenta para manter o vergonhoso monopólio das hidrelétricas. As barreiras burocráticas para proibir aos brasileiros, o uso do Sol, da água, do solo e do vento. Utilizar o direito de autoridade para impor privilégios de poucos dificuldades de muitos, não é novidade.

  5. NÃO EXISTEM incentivos na geração Fotovoltaica! Num empréstimo, existe OBRIGAÇÃO de DEVOLVER o mesmo tanto que pegou de GRAÇA! E as CONCESSIONARIAS vendem CARO o que pegaram de GRAÇA! Sem dar descontos aos CONSUMIDORES!

  6. Jorge Augusto de Morais

    Só no Brasil mesmo né, o brasileiro tem que aprender a não aceitar imposições deste nível, isso é inaceitável.

  7. David Pinheiro Morgado

    Concordo plenamente está ANEEL é uma defensora das distribuidoras de energia e foi criada para ser um órgão para defender o consumidor do poder das distribuidoras mas faz exatamente o contrário

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima