micro-aerogerador-1000w

Apresentamos os planos de construção de uma turbina eólica caseira com uma potência de 1000 watts, este projeto de turbina / micro aerogerador é para uso caseiro.

A dificuldade deste projeto é muito elevada

Como construir uma turbina eólica caseira de 1000W

Aprenda a construir um pequeno aerogerador caseiro com este guia passo a passo.

Caso não tenha conhecimentos suficientes para a construção e montagem deste gerador eólico deve pedir ajuda para uma melhor compreensão dos passos e esquemas aqui presentes.

Este micro aerogerador pode ser usado para ajudar a carregar um banco da baterias que pode ser usado para fornecer energia a uma casa em regime de offgrid.

O alternador usado é de imãns permanentes trifásico de corrente alterna (AC).

Sendo posteriormente rectificado para corrente contínua (DC) que alimenta um controlador de carga das baterias.

Os imãns giram com o vento, as bobinas são fixas, assim não são necessárias escovas ou anéis colectores (SLIP RINGs).

Como construir uma turbina eólica de 1000 W
Como construir uma turbina eólica de 1000 W

PASSO 1

Construir os discos magnéticos

Cortar os dois discos de aço de 12″ para colocar os imans. Os imans (12) devem ser do tipo n50 e devem ser colocados no bordo dos discos como ilustra a figura. Após isso deve ser criada uma forma para a colocação de resina.

A distância entre os imans deve ser de forma a que as bobines que irão ser criadas no passo a seguir toque em ambos os imans simultaneamente (pode observar isso na figura que possui uma anilha entre 2 dos imans).

Passo 1 - Como construir uma turbina eólica de 1000 W
Passo 1 – Como construir uma turbina eólica de 1000 W
Passo 1 - Distância entre Imans
Passo 1 – Distância entre Imans

PASSO 2

Construir as bobines/enrolamentos

Efectuar o enrolamento das 9 bobines e soldar estas numa configuração trifásica e preencher com resina segundo as figuras. Usar 35 voltas de 2 cabos em paralelo para um OUTPUT DE 12 VOLT.

Para um OUTPUT  de 24 VOLT usar apenas voltas apenas com 1 cabo. O cabo a usar é de secção 0,5 mm2 com isolamento em resina.

Passo 2 - Construção dos enrolamentos
Passo 2 – Construção dos enrolamentos
Passo 2 - Configuração trifásica
Passo 2 – Configuração trifásica

PASSO 3

Construir a estrutura dos rolamentos

Cortar um pedaço de tubo com grande resistência, dentro desse tubo colocar um outro de menor diâmetro e comprimento. Este segundo tubo servirá para suster os 2 rolamentos no tubo principal.

Passo 2 - Rolamentos
Passo 2 – Rolamentos

PASSO 4

Construir as pás

Pode usar um tubo largo para construir as pás com 10º de curvatura aproximadamente. Depois construir a estrutura de fixação das pás ao rotor de acordo com as imagens.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

89 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de receber o projeto mais detalhado via email para construir um aerogerador caseiro aéolico

  2. Olá gostaria de receber por e-mail o projeto eólico e tenho mais duvidas pra esclarecer com vocês obrigado att

  3. Tenho uma gerando la caseira,antes da estalar,rodávamos e ela dava energia,agora que está estalada anda muito de bagar e nada de energia,nem sinal dá,o deve faser

  4. BOM DIA,
    COMO FAÇO PARA ADQUIRIR O PROJETO?
    TENHO UM GERADOR TOCADO A MOTOR SERÁ QUE TEM COMO EU FAZER ALGUMAS ADAPTAÇÕES PARA SER TOCADO COM O VENTO?

    • Boa noite amigo, sempre tive essa dúvida, estudei vários projetos e vi que precisa saber a velocidade de giro do gerador. Quantos RPMs o motor faz pra alcançar a tensão nominal do equipamento. Assim você poderá escolher o tipo e tamanho do catavento necessário para o seu trabalho.

  5. Tem como fazer imãs utilizando uma bateria Corrente Contínua de 12 VDC de carro. É só passar uma volta de fio rígido em torno de um tubo sólido de aço de mais ou menos 30 cm e fechar curto nos polos da bateria com o fio que envolve o bastão de aço. depois é só cortar no tamanho que se quer. Proteja os olhos porque vai haver uma fusão do material do fio e soltar pedaços incandescentes do cobre quando fechar o curto nos polos da bateria. Proteja os pés e corpo também com macacão de algodão e botas de couro, capacete e luvas. Geralmente nem solta fagulha, mas como depende do estado da bateria que está se utilizando, de preferência proteja-se totalmente com os EPI (equipamento de proteção individual).

  6. Olá, meu nome é Monica, sou estudante de ciências contábeis e estou fazendo um trabalho sobre energia eólica. Poderia informar qual foi o custo de fabricação?

  7. Belo projeto. Sugiro colocarem o gerador fora de centro da torre e ajustar a cauda (tail vane), pois seria parte importante da segurança e durabilidade do projeto, é simples. Os cabos podem passar pela torre por escovas (slip ring)

  8. Eu adorei esse projeto e quero fazer mas existe uma duvida.

    Ali fala o imã N50 OK… mas que tipo de imã tipo qual a força que ele tem que possuir ; qual a força de empuxo KG …. como eu tenho que comprar bom quero saber tudo sobre o imã…. tipo que jeito eu compro ele…
    bom espero que o senhor (A) entenda o que eu quero saber sobre o imã.
    OBRIGADO .

  9. Tem varios projetos completos na internet, tenham paciencia e vasculhem o palheiro para achar as agulhas. Imas nao sao o problema encontrar, sim investimento para produçao e larga escala.
    Tudo que for ser construido em pequena escala fica caro.

  10. Comentário como consigo comprar o livro de projectos p/construir aerogerador caseiro? Me envie resposta por EMAIL OBRIGADO.

  11. gostaria de aprender como calcular quantas voltas ,grrosura do fio, estou montando um ,falta colocar os imãs errolar as bobinas,vou colocar 12 bobinas em um disco com280 mm, como calculo o imã,

  12. Boa tarde Paulo,

    Pretendo montar um gerador para minha residência (3kw) mas estou com muita dificuldade?

    Detalhes do projeto

    desde já agradeço

    • Marcos voce conseguiu receber o projeto para construção do gerador eólico para sua casa???
      gostaria de saber se voce conseguiu construir
      obrigado WALTER

  13. Gostaria que me enviassem cópia dos desenhos e passo a passo do gerador eólico de 1000w. Estou me qualificando para atuar na área de energias renováveis.

    At.

    Mauro

  14. Prezados, boa noite! Favor confirmar a bitola do fio esmaltado do projeto do gerador de 1000 W, o fio citado de 0,5mm2 é muito fino para essa potencia. Deu para entender que 35 espiras gera 12 volts e o dobro de espira, no caso 70 espiras 24 voltes. No caso do fechamento do alternador é estrela ou triangulo? desde já agradeço. Sds Arlindo

  15. Gostaria de, se passível conseguir, o projeto completo do Aerogerador de 1000W. para monta-lo e
    por em uso em minha residência.
    Antecipadamente agradeço. Um fraterno Abraço.

  16. Eu comecei  com um pequeno aerogerador , com os testes aprendi muito , para quem vai começar : 
    Em vez de usar tubo de PVC de Ø200 mm use um de 300 dão mais rpms, o meu ultimo tem umas de 2 metros de diametro, apanha ventos fracos e da muita rotação. 
    Para gerador , tentem arranjar um Servo Motor com pouca rpm, muita voltagem e muitos amperes. 

  17. Boa Noite,

    Estou extremamente interesado em construir algo do tipo, porém com abições maiores, 3.000W, para poder sustentar por completo minha residência.
    podemos trocar algumas idéias sobre o assunto, tipo que fio usar, quantos imás, tamanhos, rpm necessário, baterias, etc…

    att

    Nei

  18. Prezado, muito bom o seu projeto. Poderia me informar onde conseguiu os imãs permanentes? Estou construindo um gerador parecido porém estou com dificuldades para encontrar os imãs. Os utilizados são de neodímio? Aguardo resposta. Paulo Cesar Natal RN – Brasil

  19. Olá, parabéns pelo projeto. Sou professor de física da Universidade
    Estadual de Ponta Grossa no estado do Paraná (Brasil) e estou procurando por um projeto desse tipo para instalar no Acampamento dos Trabalhadores Sem Terra aqui na cidade, se der certo para nós vamos produzir outros para as dezenas de casas que aqui existem e não dispõem de energia elétrica.
    Vocês podem disponibilizar o projeto todo?
    Grande abraço
    Paulo.

  20. este projeto tem um enorme potencial pois ao fazer uns calculos descbri que montando dua ou mais bobinas em paralelo com devido espaçamento pode se aumentar em muito a energia final, detalhe cada segmento do gerador deve passar por converssor de CA/CC. E com baixo custo , nao tenho o esquema completo, mas baseando pelo que foi apresentado desenvouvi o restante do projeto. Testei com duas binas com isolaçap plastica e consegui 24V/62A com 380RPM. Como disco de apoio dos imans usei disco de silicio fresado.

    • Caro Luciano,
      Gostaria de saber se você pode me disponibilizar o projeto completo que você esta falando. Quero construir um aerogerador, mas, sabendo por cálculo o que esperar, como você diz esta pequena diferença de espaçamento fez grande diferença, que pelos cálculos isso deve ser explicado. Gostaria de estudar o assunto e praticá-lo. Se possível eu agradeço e lhe garanto fazer contato com resultados práticos.

  21. Parabéns pelo projeto… ficou fantástico. Gostaria muito de receber o esquema completo deste aerogerador.  Fiquei super interessado em incluir um destes na reforma de minha casa, para projeto de automação e iluminação. Também seria excelente utilizá-lo em didáticas de ensino.
    Estou ansioso para receber o esquema. Desde já, muito obrigado.

  22. Olá eu também gostaria de receber o passo a passo, detalhadamente a montagem deste equipamento eólico, porque estou a fazer uma licenciatura em renováveis e este projecto parece muito interessante para a  melhor compreensão deste tipo de energia.  (andrecossourado1@hotmail.com)
    obrigado pela atenção

  23. Boas,
    tenho uma questão: tendo em vista que produz até 1kW e pode ter tensão de 24V isso daria uma corrente de cerca de 40A. essa secção (0.5mm) não devia aguentar. esta a faltar-me algo?

  24. @João, Caro Amigo, tenta comprar no mercadolivre.com.br la tem imã de to tipo e tamanho inclsive o indicado no projeto e não é caro pode pedir para envio por sedex

  25. Oi Amigo Gostei muito da idéia de construir um aerogerador, já que estou fazendo um curso técnico de eletrotécnica. e gostaria que se fosse possível você me enviar o seu projeto mais detalhado do aerogerador pois iniciei o curso a puco e não só tão experiente.
    desde já muito obrigadoooo…

  26. Gostaria que se possível pudesem me enviar o projeto de sua criação pois tenho uma chácara e tem bastante água em uma bica d’água já fiz um experimento com alternador de carro deu certo mais esse seu gostaria de testar pois atende mais minha necessidade devido a Quant. de watts obrigado aguardo respo.

  27. ola amigo gostaria de receber com detalhes tudo sobre seu projeto inclusive o cistema de conversao desta energia para 110v e esquema de ligasao na rede da minha casa em paralelo com a ligasao da energia fornecida pela concesionaria local se for possivel  te agradesso muinto enclusive a atensao abrassos marcos meu email e dieguezmarcos@hotmail.com aguardo resposta ok 

  28. vcs estao de parabens gostei muitissimo desse seu projeto eu sou louco pra deixar de pagar energia pra compahia eletri… rsrsrr e ja tenho em casa um pequeno projeto foto fotovotaico em minha casa e gostaria de agregar esse projeto junto ao meu
    por favor tem com vcs me mandarem esse projeto completo? agradeco muito se for possivel

    robertoroberto88@hotmail.com

  29. muito bom
    só tenho uma duvida
    sei que o campo magnético do imã cria uma diferença de pontencial quendo se movimenta.
    agoraa a pergunta é…
    as bobina tbm devem estar energisadas para eu poder gerar energia?

    • não há necessidade de energizar as bobinas ,pois se isto fosse feito sairia do proposito de gerador.O campo magnético criado pelos imãs é que induz uma corrente nas bobinas confeccionada e assim uma diferença de potencial correspondente

      • Boa Tarde ildemar, gostaria de saber se tem como você me enviar o projeto completo do aerogerador domestico de 1000W, pois já comecei a comprar as peças mas ainda esta faltando muita informação para mim dar continuidade com o projeto, e caso eu melhore o projeto eu lhe passo informações. desde já agradeço.

        Marcos

      • Boa tarde Ildemar, peço que me envies os detalhes, ou melhor o projecto completo, Estou em Moçambique (África) tenho dificuldades para encontrar algum material, se me enviares o projecto completo, poderei talvez fabricar as peças.

        Obrigada!!

  30. boa noite ,estou em portugal ,e aqui a energia electrica esta a ficar insustentavel IVA (impostao ) vai estar a 23 % ,vai ficar muito caro ,gostaria receber o projecto para construir uma para min , se for possivel sem custos ,mas se houver agradecia-que me informa-se obrigado

    • @abilio santos, Um gerador de 1000w não é grande ajuda para ´poupança.Dá para fazer funcionar 1 secador de cabelo.dos mais fraquitos( o secador que aminha mulher usa cosome 1200w.Pode substituir todas as lampadas de incandescencia que tem em casa por leds e terá uma economia maior.Claro que há que levar em conta o gozo que dará construir o gerador, mas com a qualidade deste projecto é melhor não se meter nisso.

      • @manuel sanches, Acho que esta meio equivocado amigo, essa relação vai ter a ver com a potencia das baterias que serão usadas e dos conversores e não somente com o gerador, pois esse gerador para um projeto caseiro vai muito alem do que ele apresenta se vc levar em consideração o custo beneficio, eu ainda nem iniciei a construçaõ, mas pelo que foi dito vou contruílo, ele vai sai muito barato e se for eficiente doi desses se equiparam perfeitamente com um comecial que não custa nada barato. Pois o gerador ele só serve para recarregar as baterias essa de automoveis, para a potencia final ainda cabe fazer o calculo de quantas baterias ele pode recarregar e uma serie de outros fatores a quantidade de vento que vai captar e etc.

  31. Muito interessante, gostava de construir algo semelhante, há possibilidade de me enviar o projecto passo a passo?, não tenho formação superior mas penso que isso não será um obstáculo. Sou expert em CAD 2D, 3D, se precisar de algo nesse campo é só dizer.

    Grato desde já Miguel Mourato meu mail – milenemo43@gmail.com

  32. Estou pesquisando, há algum tempo, energia eólica, pois tenho a intenção de colocar em meu sítio. Depende dos custos, claro! Gostei muito desse projeto e gostaria de recebê-lo completo, inclusive com os custos, se possível. Desde já, agradeço.

  33. Oi, achei muito interessante a matéria sobre a construção do aerogerado, estou buscando informações para conhecer melhor este equipamento, de modo que gostaria de receber esta matéria por completo, é possível? Um abraço.

  34. Gostava de saber como construir um aerogerador.Mas precisava de saber exactamente que tipo de materiais devo utilizar.Eu já li muito e meu problema está exatamente no motor a usar.Gostava de produzir a maior quantidade possível de energia.Gostava que atendecem ao meu pedido.Cumprimentos,Rui Pinheiro

    • @Rui Pinheiro, Boa Tarde querido com qualquer motor que tenha imã vc consegue produzir enegia sendo que a potencia, e a tensão vai depender de suas bobinas, mas os motores especificos para esse fim ainda são muito caro, entaum vale a pena montar o que o amigo ai indicou, vc ainda precisa na saida dos geradores uma serie de controles e regulagem para que não se exceda e queime todo o resto do circuito, isso pode ate ser perigoso para quem não nem nenhuma experiencia, pois a corrente gerada é alta e qualquer dicuido pode gerar choques incendio e muito mais se tem um poco de experiencia va em frente que o circuito do nosso amigo é muito bom

  35. olá, muito interessante a materia e estou a um bom tempo ja interessado em fazer esse projeto para utilizar no sitio e na minha empresa. bom gostaria desaber se tem como vcs me mandarem passo a passo como fazer esse projeto garanto q ajudaria muito numm só a mim mas tbm meus vizinhos de sitio que precisam de energia eletrica em casa. meu e-mail é marcelo.abr@hotmail.com

  36. Olá amigo, fiquei entusiasmado com o trabalho apresentado, como sou um principiante nesta matéria de energia eólica, gostaria que me enviasse este trabalho com mais detalho e com ilustrações. Agradeço imenso se fosse atendido o meu pedido.

  37. Oi gente gostei muito do projeto,pois sou eletrotecnico  e estou fazendo um projeto similar ao de vocês.Para a utilização de um pequeno aerogerador que possa alimentar uma pequena empresa.muito obrigado.

  38. Boa tarde amigo estou ha um bom tempo estudando este magnifico projeto mas sempre mim deparo com alguma dificuldade estou com duvudas com relação as dimensões dos imãs encotrei na net os tamanhos de 10x4x1,5 seria estes tamanhos.
    Se possivel gostaria gostaria receber mais detalhes da contrução do aerogerador.
    Eu sou eletricista e Técnico agricola trabalho com agricultura familiar são produtores rurais que se enterasamos muito pela preservação do meio ambiente este é com certeza um projeto que ira ajudar muitas familias. Desde já agradeço atenção.

  39. Gostei muito das ideias trocadas nesse site. É de ideias assim que precisam ser difundidas entre a sociedade para que possamos diminuir aos poucos a pressão na sociedade. Gostaria se possível o envio para meu e-mail do passo a passo completo. Irei entrar em contato com uns amigos para tentarmos desenvolver um para ser utilizado em áreas  rurais e de forma gratuita. Obrigado a todos e felicidades.

  40. Bom dia
    Faço engenharia mecatrônica e estou no quinto ano. Gostaria de receber se possível em meu email o passo a passo para a montagem desse equipamento. Gostaríamos de compor nosso TCC com energias renováveis e esse tema é oportuno. No aguardo. Se possível podem mandar no email: tomfer@uol.com.br

  41. Ai galera ja vi que este forum não tem muito detalhe, mas eu estou disposto a montar realmente um deste ainda este semestre, estou disposto a fazer algum tipo de parceria para contruirmos um e montar um manual passo a passo de gerador. Quem quiser participal entre em contado (leandroalvespires@hotmail.com), pois juntos poderemos ver nossas dificuldades.
    Valeu Galera

  42. Porque não uzar uma turbina eólica de eixo vertical, em vez de eixo horizontal dado este sistema necessitar de horientação (leme).Reduzir-se-ia deste modo o nivel de ruido e pode-se aplicar dentro de aglomerados habitacionais, já que d tipo convencional, tipo hélice de avião serem bastante barulhentos e quanto maior é a velocidade do vento, mo barulho provocado. mais se assemelha a um assobio

  43. Será que os discos metálicos, aonde se colocam os imas e as bobinas não poderão ser de material epoxi ou em fibra acrílica?
    É que asim diminui a força de torque necessária para o arranque do aerogerador e seria possivel começar a produzir energia na forma electrica com ventos de menor velocidade

  44. @danilo vital, ATENÇÂO A resina de"FIBRA DE VIDRO2 ou "EPOXI", desenvolve bastante calor quando endurece. Se possivel usar ventilação de modo a não danificar o verniz isolador do fio de cobre das bobinas.

  45. Adorei esse projecto, não tenho qualquer curso sobre este tema, mas sim de electrotécnia, que na altura nem existia, nem sequer se falava em energias alternativas, mas que realmente é um assunto que me intressa e muito.

    Não tenho posses, para poder adquirir qualqer qualquer aparelho que seja, logo com a vossa ajuda (mais detalhada e simplificada) poder montar e instalar esse projecto no meu 16º andar, que o que não falta é vento.

    Agradecendo a vossa atenção, pesso que me enviem para o meu e-mail: isasapeira@gmail.com

  46. Caro Colega,
    estou pretendendo construir um aerogerador de 1000W, quero ver se reduzo o consumo da minha casa ou mesmo acabo de uma vez com a dependencia da concessionária local. Gostaria de saber se você pode disponibilizar os planos do seu aerogerador. Outra coisa, vc chegou a construir esse projeto? Você fez ou comprou o regulador de carga? Se fez teria o projeto dele também? Grato pela atenção. Angelo Ramos

  47. Sr.Pedro, olá eu também gostaria de receber o passo a passo detalhado para a montagem deste equipamento eólico. fico grato se for atendido. desde já agradeço, pois tenho um sitio no norte da Bahia e não tenho luz seria de grande ajuda grato.

  48. Relamente deu para ter uma ideia de como construilo desde a estrutura metalica , ate ao estrator e rotor , mas existem dificuldades nas secções de fio para produção das bobines , a espessura das mesmas , a ligação entre si , tipo estrela , realmente consegui isso tudo passo a passo , mas foi aqui que tirei uma grande parte da ideia para o inicio da minha eolica , alguma duvida que eu possa ajudar , estarei a disposição .

    paulosalvado67@hotmail.com

  49. Caros Amigos, Esta é uma boa forma de divulgar projectos eolicos relevantes de forma a incentivar a aplicação de energias renováveis, de que sou particular entusiasta.Fui director de Cursos Profissionais da Manutenção Industrial na Escola Secundária de Seia, e sempre incentivei os meus alunos à manutenção deste projectos, inclusivê coloquei alguns estagiários na manutenção de aerogeradores no Grupo Martifer/ Repower.Gostaria que me enviassem este projecto completo , uma vez que tenho hipoteses de, não só o construir como melhorá-lo, no âmbito da Escola

    Os melhores cumprimentos e saudações eólicas.

  50. Acho excelente este projecto.
    Os meus sinceros parabéns!

    Estou tentado em construir um, pois moro em zona rural.

    Se for possível enviar o artigo com mais detalhes por email, agradeço imenso.

    Abraço e mais uma vez, parabéns

    • @Jorge Meneses, caro Jorge meneses, fazes muito bem em construir um aerogerador pois ventania não falta nessa zona rural. Não te esqueças de encomendar os imans

  51. Gostaria do seguinte: me informar o projeto completo para eu mesmo fabricar ja que tenho alguns componentes, gostaria de fazer em vez de 100w. de 1000w. pode me enviar via email, ou alguma sugestão, como poder usar um altenador de motor AP reduzindo o RPM de 12 v.
    se expliquei legal,fico no aguardo, muito obrigado.
    Tadeu.

  52. boa noite estou muinto intresado na montegem do aerogerador gostaria se fosse posivel por mail marmofeira@iol.pt o esquema e o local a onde possa comprar os iman e detalhes sobre a passagem dos fios no tubo para ebitar o enrrolamento, agradecia muinto, se tever custos não sera o problema muinto obrigado

  53. .Achei super interessante esse projeto de Aerogerador, pois de há muito venho buscando informações sobre como construir um, porém tenho tido dificuldades em conseguir informes pormenorizados. Solicito a nobre gentileza de fornecer-me através de E-Mail, os esquemas passo-a-passo mais detalhados e completos, para que seja possível a fabricação de um.
    No aguardo e certo de ser atendido, antecipo meus sinceros agradecimentos.

  54. eu sou edilenio mas conhecido por edi adorei esse progeto de energia e gostaria muito de constuir um embora sou meio limitado ate mesmo em condicoes financeira s mas se vcs puder me enviar esse progeto completo pra que eu possa entender e tentar construilo ficarei eternamente agradecido se isso for possivel ok desde ja muitissimo obrigado

  55. Olá para todos, no momento estou apenas estudando a possibilidade de fazer e instalar um sistema eólico mas ainda não posso por disponibilidade de espaço e dinheiro. Vi que alguns tem problemas quanto ao fio enrolar no cano e acabei tendo uma idéia que creio que podem testar. Coloquem um fio do aerogerador a base, de forma que fique bem folgado no cano, e por dentro do mesmo cano, coloquem uma corrente prendendo o aerodegador a base, por dentro, essa corrente deve ficar o mais estivada possível, quando ela enrolar, vai limitar a ação do vento quanto a direção e o aerogerador vai ser forçado a voltar, porém o fio continuará folgado no cano. Espero ter ajudado e abrçs empreendedores 😉

  56. tenho ja pensado a uns anos atraz fazer um aerogerador com um alternador 45 ah de um automovel.so tenho de fazer uma estrutura com umas pas para fazer mover o alternador.
    como estou a contruir uma vivenda,sera que dava para produçao de energia para a vivenda?

  57. Tenho outra dúvida. Um alternador de carro girado a uma boa velocidade consegue gerar uns 3kw/h e mantem uma boa amperagem para sustentar uma casa comum?

  58. Zenildo a velocidade desta configuração com 6 pares de polos é de aproximadamente 500 rpm.
    A tensão de saída do alternador dependerá da opção que tomar no passo 2.

  59. Olá a todos, também ando com o “bichinho” de construir um gerador destes, após várias consultas acho que o melhor meio de resolver a torção dos cabos é, no topo do tubo do lado do gerador, fazer um pequeno bloco de plastico onde se inserem dois aneis de cobre ou semelhante, e nos quais vão deslizar 2 ou 3 “escovas”, ja experimentei fazer um prototipo com escovas retiradas de um berbequim e funciona perfeitamente.Ora se funciona no interior de um alternador por exemplo de carro onde dá milhares de voltas por minuto, também funciona nos nossos aerogeradores onde dá meia dúzia . Espero que a dica ajude.

  60. Olá Sr. PEdro Reis, eu gostaria se possível receber por email, ou que fosse colocado aqui no site um passo a passo detalhado da montagem deste sistema eólico de 1000W. Desejo também produzir um, tenho alguns materiais de estudo por aqui, mas nenhum para chegar a 1000W, desde já agradeço!

  61. Caro Luis Santos a resoluçao do teu problema pode ser : criar um disco num material nao condutor (nylon) enbutir 3 anilhas em cobre com diametros diferentes centradas em relaçao ao eixo e sobre elas 3 suportes com escovas de grafit. A saida da turbina liga nas escovas que irao fazer contacto nas anilhas de cobre em qualquer direçao. imagina 1 prato com 3 argolas de diferentes diametros sobre ele

  62. Gostei, muito deste projeto, muito interessante mesmo, tenho interesse em fazer um gerador semelhante para reduzir o custo de minha residência, e até que enfim consegui encontrar algo funcional e viável. Gostaria de saber mais ou menos o custo desta produção, e onde encontrar imas. E eu agradeceria muito se você me enviasse o projeto mais detalhado através do meu e-mail: rntwaves@yahoo.com.br. Desde já, muito obrigado.

  63. Obrigado pela dica Pedro Reis.
    Parece que realmente é a única opção que tenho é mesmo adquirir um cabo forte de maneira a minimizar o problema.
    Tinha pensado numa ideia com uns rolamentos a fazer de contacto, mas é uma ideia…que requer algum tempo, e isso é algo de que não disponho.
    Mais uma vez, obrigado e um abraço.

  64. Boas tardes.
    Eu próprio, estou a construir um aerogerador de 1Kw.
    Mas estou a deparar-me com um problema que é o seguinte…os cabos que partem do gerador e vão ligar ao controlador de carga, como é que eu faço para que, ao longo do tempo, não andem a “dançar” dentro do tubo?
    A questão é que estava há procura de um acessório que pudesse meter no apoio central do aerogerador, de maneira a evitar as voltas de cabo que poderão ocorrer dentro do tubo, caso eu não arranje uma solução.
    Se alguém me puder ajudar, agradecia muito. Fico a aguardar resposta, caso alguém saiba de algo. Obrigado pela atenção.

    • Nos aerogeradores de grandes dimensões existe um ângulo de torção máximo dos cabos de potência e sinal da nacelle relativamente à estrutura que a sustem. Este valor denomina-se TWIST ANGLE, que normalmente não supera os 720 graus (2 voltas) dependendo do fabricante.

      No entanto como os micro-aerogeradores não possuem um sistema motorizado de orientação em relação ao vento, sendo este movimento livre e apenas accionado pelo próprio vento. Assim, em caso de torção excessiva dos cabos de potência, o aerogerador deverá efectuar o movimento em sentido contrário da torção.

      O seu problema resolve-se por si próprio, mas convém vigiar o comportamento deste factor no inicio. Caso o cabo usado seja demasiado fino (secção baixa), não oferecendo grande resistência a torção, reforce com uma estrutura tubular.

      Espero ter ajudado.
      Pedro Reis

      • @Pedro Reis, Sr.Pedro Reis gostaria muito que pudesse me ajudar a montar um grupo gerador tanto a partir de um motor de moto,carro ou caminhão como no sistema eólico conheço um pouquinho de mecanica industrial talves consiga montar com mais facilidade se tiver tudo o que for necessário para montar tais produtos,obrigado e aguardo anciosamente por uma resposta

  65. Gostava que me informassem onde posso encontrar imans n50, pois já fui a uma loja de electronica e não os tinham, e o que usa o gerador para travar a rotação quando o vento é excessivo, e obrigado por partilhar os seus conhecimentos.

  66. Óla, primeiro, não sou um expert (entendido )de todo na matéria,nem tao pouco um mero curioso,na verdade sou electricista de profissão, na construção civil,percebo um pouco de electrónica analógica aprendido com o CIT há uns anos,blá blá etc,tenho também a porra do bixo das invenções e se é verdade que muitas vezes me dizem que já está tudo inventado ,o que não é para mim,fico sempre aprendendo ao menos o que os outros já sabem,ok?na verdade interesa-me esta matéria até porque tenho especial tendencia para as artes manuais e de aí um ou dois ups,um pequenito painel fotovoltaico dá uns 0,2 amp umas baterias pequenas 12v/7amp e interesse na matéria,o Pedro Reis poderá ser eng.eu por mim não tenho formação superior.mas gostava de trocar impresões sobre este artigo do aerogerador,se puder ser,um abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui