micro-aerogerador-1000w

Dificuldade do projeto: Muito Elevada

Apresentamos os planos de construção de uma turbina eólica caseira com uma potência de 1000 watts, este projeto de turbina / micro aerogerador é para uso caseiro.

Aprenda a construir um pequeno aerogerador caseiro com este guia passo a passo.

Caso não tenha conhecimentos suficientes para a construção e montagem deste gerador eólico deve pedir ajuda para uma melhor compreensão dos passos e esquemas aqui presentes.

Este micro aerogerador pode ser usado para ajudar a carregar um banco da baterias que pode ser usado para fornecer energia a uma casa em regime de offgrid.

O alternador usado é de imãns permanentes trifásico de corrente alterna (AC).

Sendo posteriormente rectificado para corrente contínua (DC) que alimenta um controlador de carga das baterias.

Os imãns giram com o vento, as bobinas são fixas, assim não são necessárias escovas ou anéis colectores (SLIP RINGs).

PASSO 1

Construir os discos magnéticos

Cortar os dois discos de aço de 12″ para colocar os imans. Os imans (12) devem ser do tipo n50 e devem ser colocados no bordo dos discos como ilustra a figura. Após isso deve ser criada uma forma para a colocação de resina.

A distância entre os imans deve ser de forma a que as bobines que irão ser criadas no passo a seguir toque em ambos os imans simultaneamente (pode observar isso na figura que possui uma anilha entre 2 dos imans).

PASSO 2

Construir as bobines/enrolamentos

Efectuar o enrolamento das 9 bobines e soldar estas numa configuração trifásica e preencher com resina segundo as figuras. Usar 35 voltas de 2 cabos em paralelo para um OUTPUT DE 12 VOLT.

Para um OUTPUT  de 24 VOLT usar apenas voltas apenas com 1 cabo. O cabo a usar é de secção 0,5 mm2 com isolamento em resina.

PASSO 3

Construir a estrutura dos rolamentos

Cortar um pedaço de tubo com grande resistência, dentro desse tubo colocar um outro de menor diâmetro e comprimento. Este segundo tubo servirá para suster os 2 rolamentos no tubo principal.

PASSO 4

Construir as pás

Pode usar um tubo largo para construir as pás com 10º de curvatura aproximadamente. Depois construir a estrutura de fixação das pás ao rotor de acordo com as imagens.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

85
DEIXE O SEU COMENTÁRIO

73 Comentários da discussão
12 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
76 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Roberto

Gostaria de receber o projeto mais detalhado via email para construir um aerogerador caseiro aéolico

Mauricio

Tem como fazer imãs utilizando uma bateria Corrente Contínua de 12 VDC de carro. É só passar uma volta de fio rígido em torno de um tubo sólido de aço de mais ou menos 30 cm e fechar curto nos polos da bateria com o fio que envolve o bastão de aço. depois é só cortar no tamanho que se quer. Proteja os olhos porque vai haver uma fusão do material do fio e soltar pedaços incandescentes do cobre quando fechar o curto nos polos da bateria. Proteja os pés e corpo também com macacão de algodão e botas de… Read more »

joel pedro da silva pedro

quantos rpm ele funciona

Monica Parrilla

Olá, meu nome é Monica, sou estudante de ciências contábeis e estou fazendo um trabalho sobre energia eólica. Poderia informar qual foi o custo de fabricação?

Alexandre

Belo projeto. Sugiro colocarem o gerador fora de centro da torre e ajustar a cauda (tail vane), pois seria parte importante da segurança e durabilidade do projeto, é simples. Os cabos podem passar pela torre por escovas (slip ring)