Painéis Solares Fotovoltaicos

Absolar lançou uma proposta ao Governo que define um programa de energia solar vinculada à Tarifa Social

Proposta da Absolar implica apoio para instalação de placas solares

A Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar) lançou a ideia ao Governo em conjunto com os líderes do Congresso Nacional de programa para instalação de placas solares para os consumidores de baixa renda, o programa proposto pode gerar uma economia de 817 milhões de reais ao longo de 25 anos para os consumidores de baixa renda.

A proposta lançada pela Absolar surgiu após o Governo e o Congresso terem avaliado a isenção da cobrança de energia elétrica aos consumidores brasileiros de baixa renda que se encontram cadastrados no programa Tarifa Social, por um período de três meses.

O investimento para essa isenção de cobrança de energia elétrica teria um custo de 350 milhões de reais por mês, sendo que no acumulado dos três meses somaria perto de 1 bilhão de reais.

A Absolar, Associação Brasileira de Energia Solar idealizou que com esses 350 milhões de reais tornaria possível a instalação de 87,5 mil sistemas solares fotovoltaicos.

Este elevado número de novas instalações de placas solares ajudaria na recuperação de milhares de empregos perdidos ao longo da crise e gerar uma arrecadação direta e indireta de 237 milhões de reais ao longo de 25 anos.

Além dessas vantagens, a instalação das placas solares resultaria ainda em economia de  253 milhões de reais na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), informou o ofício encaminhado pela Absolar aos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; do Senado, Davi Alcolumbre; e ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

A Associação Brasileira de Energia Solar informou ainda que a instalação das placas solares  pode ser efetuada de forma rápida e praticamente imediata, sendo que as vantagens financeiras seriam sentidas já nos próximos meses, onde se prevê que a atual crise esteja no seu auge.

A Associação Brasileira de Energia Solar reforça a ideia que com este programa proposto agora ao Governo permitiria fornecer um alívio financeiro permanente para a população de baixa renda.

Será que a proposta da Absolar será aprovada? Qual a sua opinião?

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

61 COMENTÁRIOS

  1. Concordo plenamente com a ideia vai melhora muito o comprometimento com meio ambiente.Vai ser energia limpa e barata se fizer em grande escala vai fazer grande economia.Boa iciativa do governo é issso ai senhor presidente força Brasil

  2. Concordo sim seria muito bom até para meio ambiente muitas pessoas que não tem condições de pagar por uma energia cara seria acessível os de baixa renda

  3. Essa notícia e muito boa concordo espero que coloque em prática depois seria um bom ensentivo pra pequenas empresas.

  4. Excelente idéia, porém acredito que não aprova, por beneficiar o povo. Nossos políticos só aprovam o que beneficia os ricos ou eles mesmo.

  5. Na crise surge as grandes oportunidades. Aí está mais uma.
    Energia solar para baixa renda.
    Tem que ser aprovada logo.
    Que comece por Roraima Boa vista ONDE 100% DA ENERGIA É TERMOELÉTRICA.

  6. É uma boa ideia, ia criar muitos empregos com futuro, mais impostos indirectos, ajudava muito a ambiente mas têm um probleminha, ia criar uma indústria muito forte e também com poder para abraçar outros grandes projectos o que também podia ser muito bom, só que ia inevitavelmente ameaçar as actuais grandes produtoras de energia e elas não querem perder a sua galinha de ovos de ouro, a solução que encontro é que essas indústrias com tecnologias ultrapassadas participem e também ganhem com descarbonização da produção e do consumo de energia.

  7. Sim,concordo .
    É aceitavel uma melhora no fornecimento de energia ,pricipalmente sendo uma energia limpa,a energia solar é uma otma alternativa para redução do preço absurdo que pagamos para empresa de energia.
    Projetos como esse tem que ser aprovados .

  8. É uma ideia brilhante. Que os governos atentem para estas inovações. Que Deus Abençoe este projeto.

  9. Concordo, mas os políticos com certeza não, aí irão atrapalhar no que poderem essa idéia, pois como seria pra ajudar o povo, eles descordam plenamente.

  10. Pessoal boa noite aqui já vi este sistema instalado e. Casa de que disponibilidade financeira o menos privilegiados devem ter este benefício ias desinformados a energia limpa traz benefícios a zonas de idreletricas não precisa alagar grandes áreas desapropriar nem pagar indenizações Denis o benefício de sermos produtores de energia igual os estofados unidos que pagam para as pessoas porém em suas residências.

  11. É um programa injusto para o restantes dos consumidores de outras faixas de renda a maioria trabalhadores que pagam aluguel tem que cortar recursos da alimentação para poder pagar uma conta de luz com valor exorbitante

  12. O pessoal da baixa renda paga energia mais barata então se vc investir neles a logo prazo vc terá lucro após 25 anos pra quem tem e uma boa ótima iniciativa parabéns

  13. Fazer abaixo- assinado de milhões de brasileiros ajudaria a pressionar esses políticos ladrões a aprovarem com urgência esse benefício aos carentes do nosso Brasil.

    • Isso Jordão! Vamos fazer abaixo assinados nas Comunidades Carentes que serão beneficiadas com este maravilhoso programa! Postar nas redes sociais formar uma # do programa, ir para a televisão! Enfim tornar o Programa público!

  14. Já passou da hora o Brasil pode despontar como um dos países de maior potencial de energias renováveis do mundo, seria o nosso petróleo que vem do céu, via raio solar e vento, a chance de nosso país despontar como liderança ambiental e gerar um impacto tremendo na economia, e inclusive sugiro que todo órgão público como escolas deveria ter sua matriz energética renovável, imagina a economia que iria gerar no orçamento público podendo essa economia ser investida em educação e saúde por exemplo.

  15. Concordo, mas duvido muito no Brasil, um projeto que beneficia a baixa renda e tira lucro das grandes estatais ter conclusão!

  16. Muito bom depende dos políticos votado por nós aprovarem é não fazer loby para as empresas elétricas mantidas com nosso suor os impostos e clientelismo políticos com emprego para os apadrinhados? ??

  17. Concordo plenamente !
    Poderia ser não só para pessoas de baixa renda , também para lares que tem renda de até 3.500 , que tem pessoas com doenças graves e são idosos que são isentos de imposto de renda !
    Pois a uma gasto maior de energia com eles dependendo da situação do idoso !
    O governo podia ampliar , pois as contas de luz está muito cara !
    Se diminuir o imposto sobre o produto poderia ampliar para outros poder adquirir esse tipo de energia solar !

  18. Claro que sim!!!!!!…. e uma boa soluçao já que ak na região sul paraense o valor e muito alto pelo o fornecimento o sol ak e que n falta

  19. As coisas tem que mudar, e estão mudando, pois ate a Natureza esta no previligiando em tudo praticamente, eu acho esse projeto muito alem do nosso desevolvimento, e somos capazes sim de poder fazer isso. Agora aqueles que forem contra, estao indo contra seu povo , sua raça seu meio social. um dia quero estar vivo pra isso acontecer , pois nao vai demorar.

  20. Concordo plenamente com a proposta e ainda acrescento que o governo deveria incentivar a instalação de aquecedores solar o que ajudaria na diminuição do consumo de energia elétrica e economia no gasto familiar.

  21. Que não seja apenas para as pessoas inscritas no programa social, mas através de renda das famílias . Não é justo apenas quem está no cadastro de pessoas que recebem o bolsa família e o restante ficar de fora.
    Tem muitas famílias que possuem renda de até dois salários mínimos e poderiam participar dessa campanha.
    Espero que sejam vistos todas as possibilidades.

  22. Q Deus toque no coração dos nossos deputados e senadores e do presidente eles pensem mais nus pobre do Brasil

  23. Passou da hora. Sim concordo, precisava de uma crise como essa. Nosso pais é Tropical, Sol calor quase o ano inteiro.

    • Sim concordo também acho que ja passou da hora.
      É uma pena mesmo que o Brasil só funciona assim só quando as coisas apertão

  24. Concordo e acho que deveria ser dada isenção de impostos sobre as placas solares, e um financiamento para sua implantação parcelado e descontado diretamente na conta de energia elétrica. Temos a matéria prima, temos a tecnologia, falta só o incentivo fiscal para colocar o Brasil a frente de vários países. Isso refletirá na possibilidade de aumento de produção dos carros elétricos, consequentemente diminuição de emissão de gases. Geraria mais empregos, evitaria futuros apagões, etc.
    O Brasil tem q acordar e começar a investir nele mesmo, ou quer vender toda matéria prima p exterior e ver seu povo continuar na miséria?
    Onde estão os investimentos no niobio e grafeno tão comentados na campanha do presidente agora nenhum comentário a respeito, o q aconteceu?

    Espero que este comentario seja lido por quem possa fazer a diferença.

    • Esperamos que Bolsonaro cumpr xom as promessas de campanha…Caso contrario ficaremos muito decepcionados.
      Tanto falava nesse nióbio e agora kd?

  25. Eu concordo e gostaria muito de ser uma dessas pessoas privilegiada com essa energia e também gostaria de saber se a Absolar nem faz instalação para pessoas que tenho como dizer com pouco recurso mais que tem condições de pagar até 200 reais por mês

    • Seria uma benção pois pago plano de saúde e muitos gastos com remédio. Isso viria uns ajudar a viver melhor.

  26. Concordo plenamente com a proposta. Porém, congresso não representa nosso povo. Portanto, creio que não será aprovado.

    • Demorô. Alguém q nao o governo abancou nas ideias. Isso ja deveria ser realidade a 10 anos atrás. Enfim…..
      ..

  27. Sim, é uma idéia lúcida e oportuna, pois o governo economizaria alguns milhões e in
    Beneficiará a economia com certeza.

  28. Este tipo de energia está muito distante da população de modo geral, não temos ainda nenhum parâmetro, desconhecemos suas vantagens e desvantagens, se pode falar assim, viemos algumas placas em estradas e raramente no telhado de alguma residência, e apenas assim q as pessoas de modo geral veem, está tecnologia vive mais no mundo acadêmico, abraço

  29. Até concordo mas essa economia deveria ser revertida de alguma forma para os consumidores de energia que não paga taxa mínima não aguentamos mais tantos encargos algo tem que ser feito

    • Sim, claro que sim, todos sabemos que estamos ficando atrasados por conta da ganância ,era pra ter acontecido antes para melhorar o IDH DO BRASIileiro, o que estão# esperando?

  30. Diferente da energia elétrica produzida nas hidroelétricas e posteriormente distribuida para os dois consumidores pelas consecionarias, a energia solar não é produzida não gerando, assim, custo para o país portanto não deveria haver cobrança para aqueles que se utilizassem dela. Como ha muito interesse politico envolvido na questão, acredito que a proposta da absolar nao será aceita.

  31. Pode até ser aprovada, porém daqui uns 10 anos , impossível esses lixo aprovar uma coisa dessas tão rápido, esquece

  32. A idéia é muito boa pois assim estariam beneficiando os mais necessitados, ajudaria a popularizar a energia solar, geraria mais emprego para os instaladores, as concessionárias não teriam prejuízos com o fornecimento gratuíto, ajudaria as empresas fornecedoras desses materiais e de quebra daria um baita lucro para os idealizadores e não prejudicaria em nada no mercado dessa atividade uma vez que os contemplados não fazem parte da clientela desse setor, acredito que seja uma ótima idéia.

    • Não existe almoço grátis. Quem paga por esta isenção para estas classes “menos favorecidas” somos nós, “mais favorecidos”. Agora eles ganharão painéis solares e adivinha só quem vai pagar por eles? É fácil ser o “preocupado com os pobres” usando o dinheiro dos outros! Toda isenção é paga por alguém no fim das contas. Ninguém paga as minhas ou as suas contas. Por que diabos de motivo devemos pagar a dos outros? Socialismo só existe em teoria.

  33. Acho que o projeto não deve condicionar o investimento da energia fotovoltaica somente para pessoas de baixa renda. Minha sugestão é que planejem cobrir locais onde não há luz elétrica. Eu por exemplo poderia ser beneficiado, juntamente com outros moradores de um condomínio em Cavalcante-GO, Chapada dos Veadeiros. A ideia é formar pólos de moradias (bairros, condomínios, cidades, regiões), com proposta ecológica e de sustentabilidade. Isso resulta em maior viabilidade para a manutenção do sistema, com profissionais preparados para atender à demanda da região ou da cidade, de forma permanente.
    Assim que a pandemia passar, além do período de chuva, meu chalé e outros serão construídos num condomínio em Cavalcante, com tijolos ecológicos… Lá não possuímos nem água nem eletricidade das grandes empresas.
    Por fim, sugiro que adotem projetos para desenvolver regiões ligadas a reservas ecológicas, como a Chapada dos Veadeiros, que é nitidamente um canteiro de obras, possuindo cada vez mais chalés, chácaras, condomínios e loteamentos afastados dos centros urbanos. Não é somente a questão da baixa renda o que demanda tal tecnologia, mas também a questão do acesso à energia elétrica.

  34. Está é uma ideia muito boa, ajudando as famílias, pois cada centavo economizado ajuda na compra de alimentação para as famílias

  35. Meu sonho é viver para ver os painéis implantados, porém acho que não vão aprovar, o lob não deixa e os atuais políticos não tem o povo como prioridade.

  36. Estou plenamente de acordo com a ideia e projetos vale apena o governo federal fazer este investimento pois resultará em economia para o país além de beneficiar os mais necessitados parabéns pela iniciativa

  37. Essa notícia da instalação de energia solar para pessoas rebaixa renda ,que maravilha. é só esperar a granada de deputados do e também no senado,aí podemos comemorar,que beleza,agora só estou esperando pela notícia pelo começo da vacinação do corona vírus,. Vai Brasil.

  38. Gostei, muito importante para a população de baixa renda e economicamente para nosso país.

  39. O problema q a mafia da indústria elétrica não quer a baixa do consumo eles querem q consuma cada vez mais para cobrar cada vez mais caro ..
    Já estavam reclamando da baixa do consumo por causa do corona vírus…que arrecadação estava baixA…é uma indusd ria a só visa o lucro

  40. E uma boa ideia
    Eu gostaria de participar de um projeto deste se possível em minha cidade onde eu poderia desponibilizava a ária pra instalação das placas

  41. Eu concordo com esse projeto!! Muito bom para as famílias de baixa renda e e famílias que moram na zona rural, pois essas famílias precisam comprar combustível para ter energia! Esse projeto vai ser muito bom para a economia dessas famílias.

  42. Concordo plenamente seria perfeito as autoridades sendo inteligentes vão aceitar e ser a muito bom,espero ansiosa

  43. Concordo si todo consumidor tiverce condições de estala energia sola na sua residência era munto bom em felizmente Aida e munto caro

  44. Na minha opinião é uma excelente proposta que onde todos sairão ganhando a médio e longo prazo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui