Turbina Eólica LIAM F1

Já dizia o ditado que a necessidade aguça o engenho, e com o exponencial aumento dos custos energéticos que se tem vindo a verificar, qualquer solução para ajudar a travar esse acréscimo no orçamento familiar é vista com bons olhos.

Exemplo disso é esta inovadora turbina eólica doméstica, desenvolvida pela empresa holandesa The Archimedes, denominada Liam F1 Urban Wind Turbine.

Turbina eólica doméstica Liam F1

A Liam F1 é, por assim dizer, como um moinho de vento inteligente, e pode ser instalada em qualquer moradia comum.

A sua capacidade de produção energética é de 1500 kWh por ano, quando na presença de vento à velocidade de 18 quilómetros por hora.

Colocando estes valores em perspetiva, uma família comum gasta cerca de 30 kWh diariamente, o que corresponde a 900 kWh mensais, ou seja, 11000 kWh por ano.

Turbina Eólica LIAM F1
Turbina Eólica LIAM F1

Partindo deste pressuposto, apenas uma Liam F1 seria capaz de gerar 10% do total de energia anualmente necessáriA.

Um dos segredos desta turbina eólica doméstica é o seu rotor em forma de espiral, que está sempre apontado na direção em que o vento estiver a soprar, de forma a rentabilizar ao máximo o equipamento.

Deste modo, a totalidade da energia cinética gerada graças ao movimento do vento é transformada em energia mecânica.

Turbina Eólica LIAM F1

A Liam F1 pesa cerca de 100 kg, o que permite que possa ser instalada facilmente no telhado ou topo de qualquer edifício; esta operação é facilitada também pelo seu tamanho reduzido, já que o diâmetro total do aparelho é de apenas 1,5 metros.

A empresa holandesa criadora desta turbina destaca ainda o seu funcionamento praticamente silencioso: nunca são ultrapassados os 48 dB de ruído, sendo este também um ponto atrativo para todos os interessados na sua aquisição.

Resumidamente, as vantagens estão à vista, tendo em conta ainda que a utilização da turbina eólica Liam F1 pode ser combinada com outras fontes de energia renovável, como painéis solares ou sistemas de armazenamento de eletricidade.

Vídeo – Turbina Eólica LIAM F1

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui