Caldeiras de Condensação

Com a proximidade do Outono, o aumento dos custos de energia e a necessidade de poupança, a Thermor, especialista em soluções para o conforto em casa, reuniu uma lista de cinco dicas que o ajudarão a desmistificar algumas dúvidas sobre as caldeiras domésticas, de forma a rentabilizar a sua e tornar a sua casa mais sustentável

5 principais dúvidas sobre as caldeiras domésticas

Dica 1 – Devo fazer revisões anuais da minha caldeira?

Sim, é imprescindível que se tem uma caldeira, a ligue nesta altura para verificar se tem fugas, se está a funcionar bem, e se não que proceda à sua manutenção, que deveria ser anual, para garantir um funcionamento eficiente, sem desperdícios e eficaz.

Dica 2 – Qual a pressão ideal da água de uma caldeira doméstica?

Se a pressão da caldeira for muito alta, podem surgir escoamentos no sistema e a caldeira pode sobreaquecer. Contudo, se a pressão da caldeira for muito baixa, o sistema também não funcionará tão bem.

Dito isto, importa que a caldeira doméstica tenha a pressão correta de forma sr mais eficaz e eficiente. Se tem dúvidas garantir que durante a manutenção essa verificação é feita.

Dica 3 – A que temperatura deve ser colocada a caldeira doméstica?

A temperatura variará da zona do país onde se encontra e da capacidade da caldeira bem como da dimensão da casa, mas o valor normal e mais consensual serão os 75 graus.

Norma geral esta temperatura permitirá usufruir de uma casa confortável. De todas formas não se esqueça que ao diminuir a temperatura estará a consumir menos e a reduzir a sua conta energética. Para a água quente sanitária, bastará estar na temperatura de 50 graus.

Dica 4 – A caldeira doméstica pode ou deve estar ligada o dia todo?

A caldeira pode estar ligada, embora em standby consumindo muito pouco, idêntico ao consumo de eletrodomésticos em standby: De qualquer forma recomendamos ligá-la apenas quando necessita de aquecer a sua casa, período durante o qual estará sim a consumir energia.

Dica 5 – Devo desligar os radiadores de divisões não usadas?

Desligar radiadores individuais economiza dinheiro apenas e se são divisões que não usa no seu dia-a-dia e apenas fechando a porta para que o ar frio não se propague nas divisões que são aquecidas e frequentadas.

As caldeiras domésticas atuais conferem já uma poupança significativa, podendo poupar até 30% em consumo de energia, de acordo com dados da Thermor.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui