Vestas diminui custos e aumenta despedimentos para 2013

parque-eolico-vestas

A fabricante dinamarquesa de tecnologia de produção eólica Vestas, informou em comunicado que tendo em conta o estado do actual mercado de energia eólica, vai incrementar os despedimentos previstos para este ano.

Tudo indica que o ano de 2013 seja ainda mais difícil que o ano de 2012 para a Vestas, assim a empresa prevê um aumento das medidas de corte e redução de custos, o que terá um impacto em todos os sectores da organização.

O objectivo inicial da Vestas era reduzir 150 milhões de euros em custos, mas essa meta agora passou para 250 milhões. Vestas tem actualmente 21,7 mil empregados no mundo, pretende chegar ao final deste ano com apenas 19 mil.

A escalada de demissões, inclusive, foi acelerada e está à frente do cronograma. Cerca de 1,1 mil pessoas devem deixar a companhia até o final de setembro e cortes extras estão previstos para a reta final do ano.

“A redução maior da força de trabalho é parte de nossos contínuos planos para reduzir custos, no que a Vestas tem trabalhado desde novembro de 2011”, explicou o CEO da fabricante, Ditlev Engel.

“Sempre é triste ter que dizer adeus a bons colegas na Vestas, mas já havíamos dito que 2012 seria difícil e 2013 será ainda mais duro para a Vestas. Para alcançar nossa meta de fazer 2013 rentável, isso é, infelzimente, necessário”.

O vice presidente de RH da empresa, Roald Steen Jakobsen, apontou que a prioridade é “manter funções que estão diretamente ligados a vendas ou geração de negócios”. E disse que as 55% das demissões serão feitas na Europa, Oriente Médio e África; 25% acontecerão na região asiática do Pacífico; e outros 20% nas Américas.

“Isso está baseado em uma previsão de entregar cerca de 5GW em turbinas ao longo de 2013, o que vai resultar em uma atividade significativamente menor, para a qual a companhia naturalmente vai ter que se adaptar”, resume a empresa em nota à imprensa.

Em 2011, a Vestas registrou 7,4GW em pedidos. Em 2012, a dinamarquesa espera fechar com algo entre 7GW e 8GW.