Veículos elétricos geram poupança superior a 80% nos custos com combustíveis

cpfl-energia-brasil

O uso de veículos elétricos pode gerar uma poupança até 84% nos custos com combustíveis em comparação com os automóveis a combustão.

A redução das despesas é uma das conclusões obtidas pelo Emotive – Programa de Mobilidade Elétrica da CPFL Energia.

A CPFL Energia, empresa que nasceu em São Paulo, no Brasil há mais de 100 anos reuniu no projeto Emotive, carros elétricos da Renault e as conclusões são muito animadoras para o mercado automobilístico em todo o mundo.

Um dos carros usados neste projeto foi o Renault Kangoo. Entre maio de 2014 e fevereiro de 2016, o veículo percorreu uma média de 58 quilómetros por dia perfazendo no total 6,130 mil quilómetros.

O veículo de transporte de cargas permitiu uma poupança de 84% no combustível, comparando com a versão a gasolina. E não falamos aqui na redução das despesas de manutenção (os motores, por serem 100% elétricos não precisam de efetuar mudança de óleo, filtros e velas).

O veículo esteve a fazer serviços de logística, no entanto, o uso para passeios, viagens ou outros gera igualmente uma poupança significativa.

Rinaldo Adriano Ribeiro, gerente da Gestão de Caixa da CPFL Energia utilizou outro modelo da Renault, o Zoe para as suas atividades diárias.

Deslocação para o trabalho, idas ao supermercado e levar e ir buscar os filhos à escola foram algumas destas atividades diárias realizadas por Rinaldo entre julho de 2015 e janeiro de 2016, em Campinas, no Brasil.

A autonomia média do Renault Zoe foi calculada em 119 quilómetros. O Zoe fez um total de 6,214 mil quilómetros e o veículo foi abastecido num entreposto residencial colocado em sua casa.

O Zoe permitiu uma poupança de 55% comparativamente com um veículo a gasolina não incluindo aqui, obviamente os gastos da manutenção que, como já vimos são inferiores a um veículo a gasolina.

Um veículo elétrico responde assim facilmente às necessidades urbanas dos automobilistas ainda que, o tempo de autonomia e necessidade de recarga sejam aspetos a ser melhorados.

O excelente custo-benefício em relação a veículos a gasolina e emissões de gases poluentes inexistentes são vantagens que podem tornar estes carros mais atrativos aos olhos dos potenciais clientes.

Soma-se ainda o facto da condução de um veículo elétrico ser bastante silenciosa.

O passo ambiental que se está a dar com os veículos elétricos é bastante significativo: contribuem para uma melhoria da qualidade do ar e ajudam a combater as mudanças climáticas.

COMPARTILHAR