VEECO o primeiro automóvel desportivo eléctrico made in Portugal

carro-eletrico-portugues-veeco

O protótipo elétrico VEECO foi apresentado no passado dia 3 de Fevereiro em Lisboa, é um reverse trike totalmente elétrico, com autonomia até 400 km e desenho em forma de gota, concebido para atingir uma eficiência aerodinâmica elevada.

O VEECO RT é uma verdadeira revolução no tradicional conceito automóvel!

Este protótipo resulta de um projeto de investigação e desenvolvimento da VE – Fabricação de Veículos de Tracção Eléctrica, Lda., com o selo EUREKA e cofinanciado pelo QREN, em parceria com o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL).

O VEECO promete gastar apenas um euro (1.00 €) aos 100 km. Para isso, o utilizador precisa apenas de carregar a bateria durante a noite, utilizando a tarifa bi-horária e uma bateria de 16 quilowatts/hora. O Veeco pode ser carregado numa tomada de electricidade normal ou num dos postos de carregamento que já existem em Portugal.

FATORES DISTINTIVOS

O protótipo foi estudado e concebido de raiz, com o objetivo de criar um veículo de excelência, que se destaca pela eficiência, engenharia, design e caráter desportivo.

O VEECO RT evidencia-se pela:

  • Novidade: veículo diferente e inovador;
  • Atratividade: design desportivo, atraente e personalizável;
  • Diferenciação: é um reverse trike (veículo com três rodas);
  • Inovação e desenvolvimento: puramente elétrico, com elevada eficiência aerodinâmica e energética;
  • Tecnologia incorporada: interface homem-máquina, baterias de iões de lítio (LiFePo4) e motor de indução;
  • Autonomia: entre 200 e 400 km, dependendo da capacidade do banco de baterias;
  • Performance: aceleração dos 0 aos 100 km/h em 8 segundos e velocidade máxima superior a 160 km/h;
  • Economia: 1€ permite percorrer 100 quilómetros;
  • Preservação do meio ambiente: zero emissões de CO2..

veeco-carro-desportivo-electrico-portas

PRODUÇÃO LOW VOLUME

Cada VEECO RT é único!

Com uma produção low volume e veículos feitos por encomenda, o fabrico do VEECO RT é sempre acompanhado por cada cliente, que tem à sua disposição uma ampla oferta de elementos de personalização (exteriores e interiores) e pode criar o seu VEECO RT, à sua imagem.

PODE CIRCULAR EM AUTOESTRADAS

Com apenas três rodas (duas à frente e uma traseira), o VEECO RT pode circular em autoestradas, vias rápidas e pontes.

ALTA TECNOLOGIA

INTERFACE HOMEM-MÁQUINA

Este interface, com design simples e intuitivo, fornece ao condutor informações relativas a velocidade, estado de carga das baterias, temperaturas de motor e inverter e níveis de consumo instantâneo ou regeneração. Para além destas informações, contém os habituais alertas e avisos: cinto de segurança, piscas, faróis, manutenção, etc.

Agregado ao painel informativo, existe um painel de aplicativos, que integra um módulo multimédia para reprodução de música e vídeo (com rádio, leitor de MP3 e MP4), um módulo de navegação na Internet e um módulo de estatísticas.

O interface do VEECO RT inclui um módulo de navegação GPS integrado com o software do veículo, que permite calcular as rotas e fazer o mapeamento dos postos de carregamento em função da autonomia.

Está em fase final de desenvolvimento um módulo para fazer a assistência remota ao veículo e solucionar problemas de software em tempo real, através de rede móvel.

veeco-carro-desportivo-electrico-stand

BATERIAS DE ÚLTIMA GERAÇÃO

O VEECO RT vem equipado com baterias de lítio do tipo LiFePO4, com capacidades entre 16 e 48 kWh.

Esta tecnologia é a mais recente no mercado e assegura maior segurança, comparativamente às baterias de iões de lítio tradicionais.

As baterias são geridas através de um sistema eletrónico integralmente desenvolvido para o VEECO RT, que protege e monitoriza o funcionamento das baterias e informa o condutor sobre o estado de carga e outras informações úteis.

O VEECO RT É MUITO EFICIENTE

  • A carroçaria em forma de gota permite uma elevada eficiência;
  • Tem um muito baixo coeficiente de atrito aerodinâmico;
  • Beneficia de uma eficiência de transmissão de 98%, por não possuir diferencial, caixa de velocidades, semieixos, cardans e outros componentes;
  • O chassis não tem esforços de torção, uma vez que assenta em apenas três pontos de apoio;
  • A construção é leve e robusta;
  • Tem um baixo atrito de rolamento.

CARROÇARIA

A carroçaria foi concebida com o intuito de otimizar o veículo em termos aerodinâmicos. Com a configuração de reverse trike, tem a forma de uma gota.

Este formato tem inúmeras vantagens na aerodinâmica e na autonomia do veículo. As suas características geométricas permitem obter valores de coeficiente de arrasto e de sustentação muito bons.

Com uma secção posterior mais estreita, as entradas de ar e os fluxos de escoamento são mais lineares em toda a carroçaria, as zonas de turbulência são diminutas e o arrasto é reduzido.

CHASSIS

O chassis do VEECO RT é construído em aço tubular, recorrendo a tecnologias de corte a laser e soldadura.

A configuração de reverse trike permite obter um conjunto com apenas três pontos de apoio, que evita esforços de torção e permite uma construção mais leve e robusta.

O VEECO RT possui um centro de gravidade baixo, com uma distribuição de 70% do peso sobre o eixo dianteiro e 30% sobre o eixo traseiro. Com estas caraterísticas e uma via frontal larga, o VEECO RT possui uma estabilidade excecional.

A suspensão, no eixo dianteiro, é assegurada de forma independente em cada roda, através de triângulos sobrepostos; e, na roda traseira, através de mono braço oscilante com amortecedor de fixação direta.

SISTEMA DE TRAÇÃO

O sistema de tração, com motor de indução e variador eletrónico de velocidade de 30 kW (nominal) a 80 kW (pico), permite superar os 160 km/h de velocidade máxima e cumprir a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 8 segundos.

A transmissão é feita através de correia dentada em carbono. O binário do motor é transmitido à roda de tração com um rendimento superior a 98%.

DESIGN

O design do VEECO RT foi concebido com o objetivo de criar um desportivo elegante e atrativo, com uma elevada eficiência aerodinâmica.

A configuração de reverse trike advém dessa premissa. A forma de gota é o resultado da otimização do conceito, que alia o design à engenharia.

O VEECO RT possui uma via frontal larga, com proporções marcadamente desportivas, e uma traseira inspirada nos traços característicos do motociclismo.

O caráter desportivo é, sobretudo, definido pela relação entre a altura e largura e pelo grafismo conseguido com o contraste entre a parte superior e inferior da carroçaria, com destaque para a roda traseira, visível de todos os ângulos.

À frente, a personalidade do VEECO RT é acentuada com uma grelha baixa, entradas de ar horizontais e faróis de desenho rasgado.

De perfil, o tejadilho, em linha descendente, culmina nas double bubbles que formam o óculo traseiro.

A linha de cintura é subida e articula de forma dinâmica o grupo ótico dianteiro com todo o conjunto da traseira, rasgando as portas de abertura vertical.

veeco-carro-desportivo-electrico-interface

POSICIONAMENTO

Cada VEECO é verdadeiramente único e diferenciado, direcionado para consumidores que valorizam produtos Premium, não massificados e que projetem a sua individualidade.

Com o foco na qualidade e no detalhe, a aposta é feita na personalização do produto, ao nível do interior e dos equipamentos.

Cada unidade é produzida mediante encomenda, de acordo com as preferências do cliente.

O VEECO RT vai ser comercializado exclusivamente pela marca, com o objetivo de desenvolver uma relação próxima com o cliente, desde o primeiro momento até à entrega e acompanhamento pós-venda, permitindo-lhe seguir o processo de desenvolvimento e produção do seu VEECO.

Este protótipo está bastante desenvolvido e corresponde a 90% da versão final. A versão comercial definitiva vai incorporar, essencialmente, melhorias nos acabamentos dos interiores.

FICHA TÉCNICA

  • Motor: Assíncrono trifásico
  • Torque: 450 Nm
  • Potência: 30 kW (nominal), 80 kW (pico)
  • Velocidade máxima: 160 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 8 segundos
  • Transmissão: Correia síncrona de carbono
  • Suspensão: Independente, com triângulos sobrepostos assimétricos (F); e monobraço com amortecedor de fixação direta (T)
  • Travões: Disco (F/T)
  • Bateria: De 16 kWh a 48kWh
  • Tipo de bateria: LiFePO4
  • Autonomia: Standard: 200 km; Opcional: 400 km
  • Rodas e pneus: 205/45 R16 (F); 285/30 R18 (T)
  • Peso: 800 kg