Vantagens e desvantagens do aquecimento com recuperadores a pellets

aquecimento-recuperadores-pellets

Todos já sabemos dos avanços na área das energias renováveis, não somente em questões de aquecimento solar e produção eólica, mas o caminho da biomassa também se mantém em constante atualização, o progresso deste sistema beneficia muitos produtos e novas tecnologias, tendo como exemplo, o Aquecimento com Recuperadores a Pellets.

Os Pellets sendo considerados grandes inovações de energias renováveis possuem um alto poder calorífico do que outros resíduos como a lenha, outra possibilidade interessante, são que os Pellets podem ser feitos através de resíduos de diferentes tipos de madeira, não sendo necessário o corte de mais árvores.

Esses resíduos são picados a seco, triturados até que virem pó, para posteriormente serem comprimidos e atinjam seu formato final.

Conheça as principais vantagens e desvantagens dos sistemas de aquecimento com recuperadores à base de combustíveis a Pellets.

Vantagens do Aquecimento com Recuperadores a Pellets

A economia e o rendimento do aquecimento com recuperadores a Pellets é uma vantagem muito interessante, por ser um produto com baixo teor de umidade e isenção de resinas, a combustão é quase que na sua totalidade e as cinzas resultantes da queima variam entre 1% a 3%.

A queima por dosagem é uma maneira muito eficaz para reduzir o uso excessivo dos Pellets, além de manter a temperatura do ambiente sempre regulável, podendo configurar a velocidade do sistema de ventilação.

O fim da fumaça e do cheiro de queimada também são ótimas vantagens, ao adquirir um recuperador de calor a Pellets, ele poderá ser instalado no interior de residências, escritórios, restaurantes e demais comércios, é uma oportunidade de todos terem uma lareira eficiente em suas casas, o não uso da chaminé tradicional possibilita a instalação em qualquer ambiente, somente é necessária uma saída para o exterior para a extração do dióxido de carbono.

O acendimento automático dos recuperadores a Pellets, também possibilita um menor esforço, seu equipamento geralmente é ligado pressionando apenas um botão para começar a ignição dos pellets, o funcionamento pode chegar até 30 horas com aquecimento contínuo e o tempo limite para atingir a temperatura mínima também é constatado no sistema.

aquecimento-pellets
Exemplo de Pellets

Dentre todas as vantagens interessantes o aquecimento ecológico é destacado no aquecimento com recuperadores a Pellets, os índices de poluição são bem reduzidos, as partículas de CO2 atingem apenas 1 grama por hora, deixando o ambiente e o ecossistema mais limpos.

Desvantagens do Aquecimento com Recuperadores a Pellets

Como em todas as questões podemos observar que o Aquecimento com Recuperadores a Pellets poderão ser nocivos à saúde, a produção do pó fino no fim da queimada é prejudicial, alguns sistemas possuem um filtro que inibe o escoamento do pó, mas a grande parte dos fabricantes não o utiliza, porque não é exigido pelos órgãos regulamentadores.

A cinza dos pellets não é orgânica, sendo considerado um lixo toxico e seu descarte deverá ser feito de maneira correta, antes de comprar um sistema de aquecimento pergunte ao fornecedor qual o melhor jeito de realizar o seu descarte.

Atente-se aos fabricantes de pellets, algumas marcas utilizam madeira de baixa qualidade, a desvantagem será na economia, pois a queima será mais rápida e utilizará mais pellets para aquecer o ambiente, encarecendo assim o seu uso.

Antes de adquirir o seu sistema de Aquecimento com Recuperadores a Pellets, preste atenção nos fornecedores, normas de uso, instalação correta por profissionais qualificados, regras de segurança, entre outros aspectos interessantes, vantagens e desvantagens sempre irão nos nortear na decisão de compra, o que podemos fazer é nos informar sobre o assunto em questão e decidir da mais perfeita maneira, qual o melhor sistema que irá utilizar em sua casa.

COMPARTILHAR