Vantagens e desvantagens das energias renováveis

Vantagens e Desvantagens das Energias Renováveis

Vento, energia geotérmica, sol, cursos de água, marés, hidrogénio, entre outros recursos, são considerados fontes de energia renovável, conheça as principais vantagens e desvantagens das fontes de energias renováveis.

Quais as vantagens e desvantagens das energias renováveis?

O tema das energias renováveis tem muito para falar, especialmente no que toca às vantagens e desvantagens das várias fontes de energia renovável, pois são muitas as energias alternativas conhecidas, bem como as aplicações e uso que lhes podemos dar.

A discussão em torno das energias renováveis é “polémica”, sendo que por isso, pretendemos dar a conhecer algumas das vantagens e desvantagens ao se usar estas fontes de energia alternativas.

Não se deve considerar e debater as vantagens e desvantagens das energias renováveis como um todo, mas sim conhecer as ramificações de cada tipo de energia renovável, assim como as suas particularidades.

Diz-se que uma fonte de energia é renovável quando não é possível estabelecer um fim temporal para a sua utilização. É o caso do calor emitido pelo sol, da existência do vento, das marés ou dos cursos de água.

As energias renováveis são virtualmente inesgotáveis, mas limitadas em termos da quantidade de energia que é possível extrair em cada momento.

Erros comuns na instalação de painéis solares
Instalação de Painéis Solares – Energia Solar

As energias renováveis caracterizam-se pela capacidade que têm de se regenerar e, como tal, serem virtualmente inesgotáveis e ainda por respeitarem o ambiente.

Ambas as propriedades constituem a sua principal diferença face às energias tradicionais.

Vantagens e desvantagens das energias renováveis

Como energias renováveis, temos as energias solar, eólica, mar motriz e hidráulica. Estas, além da sua presença “ilimitada” na Terra e inocuidade perante o meio ambiente, têm como fonte comum o sol. Há ainda a biomassa, energia geotérmica, hidrogénio, que já não dependem diretamente do sol.

É o sol, o responsável pelas energias solar fotovoltaica e térmica, mas também pela energia eólica devido às diferenças de pressão que dão origem ao vento e à energia mar motriz. É também a nossa estrela maior a responsável pelo desenvolvimento da matéria orgânica de origem biológica (biomassa) e o responsável pelo ciclo da água.

Assim, as energias renováveis podem ainda ser classificadas em primárias e secundárias:

  • Energias renováveis de fontes primárias: são as que ocorrem na natureza e usadas pelo ser humano (sol, água – mar e rios –, vento, petróleo, gás natural, urânio).
  • Energias renováveis de fontes secundárias: são as que se obtêm a partir de outras fontes, após transformação (eletricidade, gasolina, gasóleo).

Vantagens das energias renováveis

As energias renováveis têm várias vantagens quando comparadas com os combustíveis fósseis:

  • As energias renováveis não se esgotam
  • As energias renováveis requerem pouca ou nenhuma manutenção
  • As energias renováveis ajudam a poupar dinheiro
  • As energias renováveis trazem benefícios para o ambiente
  • As energias renováveis reduzem a dependência de fontes de energias estrangeiras
  • As energias renováveis ajudam a reduzir a poluição da água e do ar
  • As energias renováveis ajudam a criar trabalho
  • As energias renováveis reduzem o desperdício

As energias renováveis não se esgotam

Usam recursos provenientes do meio ambiente para gerar energia, recursos esses, que são o sol, vento, marés, biomassa. Logo, não se esgotam, o que já não se pode dizer dos combustíveis fósseis, que cada vez são mais difíceis de obter.

As energias renováveis requerem pouca ou nenhuma manutenção

A maioria dos sistemas que trabalham com energias renováveis quase não necessitam de manutenção ou se necessitam, é mínima. Analisando as energias eólica e solar, estas quase não têm partes que se movam, nem necessitam de outras fontes de energia para trabalhar.

Principais tarefas de manutenção e reparação de painéis solares térmicos

As energias renováveis ajudam a poupar dinheiro

Ajudam a poupar dinheiro a longo prazo. Uma das formas de poupar dinheiro com as energias renováveis é o facto de a manutenção ser quase nula. Além de que quando usamos a energia do sol, vento, água, não necessitamos de “pagar para ter mais”.

É certo que o valor inicial de investimento pode ser elevado, mas acabamos por poupar dinheiro a longo prazo, dependendo de vários fatores e do tipo de energia renovável que vamos usar.

As energias renováveis trazem benefícios para o ambiente

O maior benefício é o da emissão de gases para a atmosfera, quando comparados com os combustíveis fósseis (como o gás natural). Logo uma menor pegada carbónica e um efeito positivo perante o ambiente.

As energias renováveis reduzem a dependência de fontes de energias estrangeiras

Passamos a produzir internamente a energia que precisamos, quanto maior a produção, menor a dependência do exterior.

As energias renováveis ajudam a reduzir a poluição da água e do ar

O modo tradicional de produzir eletricidade é através da queima de combustíveis fósseis, que libertam vários gases para a atmosfera (dióxido de carbono, óxido nitroso, mercúrio, chumbo, dióxido de enxofre, entre outros).

Gases que aumentam o efeito de estufa, que com as energias renováveis, já não são emitidos, reduzindo assim a poluição do ar e da água.

As energias renováveis ajudam a criar trabalho

O setor das energias renováveis tem vindo a empregar cada vez mais pessoas. Além de que os salários nesta área de empregabilidade são superiores à média praticada a nível nacional. São ainda uma excelente alternativa de carreira futura.

As energias renováveis reduzem o desperdício

Um excelente exemplo, é a energia proveniente da biomassa. Pois os geradores de biomassa consomem produtor orgânicos (desperdícios) provenientes de óleos vegetais, bio produtos, algas, entre outros. Assim, reduz-se o desperdício que vai para os aterros sanitários, reduzindo ainda a contaminação ambiental.

Desvantagens das energias renováveis

As energias renováveis também têm desvantagens perante o seu uso, mas que não chegam a suplantar as vantagens:

  • As energias renováveis exigem grande investimento inicial
  • As energias renováveis apesar de serem “inesgotáveis”, são intermitentes
  • As energias renováveis têm dificuldades em serem armazenadas
  • As energias renováveis têm limitações geográficas
  • As energias renováveis nem sempre são livres de emissão de gases de efeito de estufa

As energias renováveis exigem grande investimento inicial

Apesar de podermos poupar dinheiro com um investimento em energias renováveis (a longo prazo), o investimento inicial é elevado. Para combater esta desvantagem, os governos têm vindo a promover incentivos financeiros para quem invista nas energias renováveis (subsídios e alívios fiscais).

As energias renováveis apesar de serem “inesgotáveis”, são intermitentes

Apesar de disponíveis por todo o mundo, a maioria, acaba por não estar disponível a todas as horas. Até porque alguns dias podem ser mais ventosos do que outros, mais solarengos do que outros, à noite não há sol.

Energias renováveis solar eólica e hídrica
Energias Renováveis – Eólica – Solar – Hídrica

Ou podem haver eventos meteorológicos que afetam estas tecnologias, ou o facto de o aproveitamento das energias renováveis não ter ainda uma eficiência de 100%.

As energias renováveis têm dificuldades em serem armazenadas

Devido ao facto de serem intermitentes, há a necessidade de armazenar a energia produzida pelas energias renováveis. Existem possibilidades de armazenamento, mas são dispendiosas, especialmente para locais de grande produção de energia. Mas com o tempo, espera-se que as baterias se tornem mais acessíveis.

As energias renováveis têm limitações geográficas

Nem todas as energias renováveis existem em todos os locais geográficos. No deserto temos um maior uso da energia solar, invés da energia hidráulica. Numa zona rural é possível aplicar uma quinta eólica ou solar, invés de uma zona urbana.

As energias renováveis nem sempre são livres de emissão de gases de efeito de estufa

As energias renováveis reduzem, em muito, a nossa pegada carbónica, mas nem sempre são 100% limpas. É que a produção, transporte e instalação das energias renováveis, como as eólicas, deixa uma pegada carbónica, pois são produzidas em fábricas que são fornecidas por combustíveis fósseis (sem contar com os combustíveis usados durante o transporte).

Tipos de energias renováveis

Como fontes de energias renováveis, capazes de produzir energia temos:

  • Energia eólica: colhe a força do vento, gerando eletricidade
  • Energia solar: usar o calor do sol para gerar eletricidade e calor
  • Energia hidráulica: usa o movimento rápido das correntes de água em rios, girando turbinas, e assim gerar eletricidade
  • Energia biomassa: gera eletricidade a partir do desperdício orgânico
  • Energia geotérmica: colhe o calor proveniente do núcleo da Terra, gerando eletricidade
  • Energia do mar motriz: recolhe a energia da força das ondas, através de um gerador especial, durante a subida e descida da maré
  • Hidrogénio: usado como combustível e eletricidade após separação de outros elementos, como o oxigénio
  • Energia nuclear: não é bem uma energia renovável, mas é muitas vezes mencionada. Pois tem a capacidade de produzir eletricidade a grande escala, com zero emissões de gases para a atmosfera

Vídeo: Vantagens e Desvantagens Energias Renováveis Vs Não Renováveis

Ver mais vantagens e desvantagens das energias renováveis

Vantagens e desvantagens da Energia Solar

Vantagens e desvantagens da Energia Eólica

Vantagens e desvantagens das Células de Combustível

2 Comentários em “Vantagens e desvantagens das energias renováveis”

  1. Stephany Carvalho

    Muito Legal. Esse site é super diversificado, voce pode até achar informações q não pesquisou, mais quando lê percebe q é muito importante. Muito bom e eu indicaria

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima