Vantagens e desvantagens da energia solar

Vantagens e desvantagens da energia solar

vantagens-energia-solar

O mundo evolui cada vez mais rápido a nível tecnológico, foram introduzidas nos últimos anos uma séria de novas tecnologias no aproveitamento de energias renováveis como é o caso da energia solar térmica e fotovoltaica.

Apresentamos as principais vantagens e desvantagens no uso e utilização da energia solar térmica e fotovoltaica.

Além do uso progressivo da energia solar residencial, existe cada vez mais a sua utilização na produção de energia elétrica a grande escala através de parques e usinas solares, em todo o mundo.

Conheça também as vantagens e desvantagens da energia solar no que se refere ao seu aproveitamento através de parques e usinas solares.

A energia solar é a energia produzida pelo Sol e é convertida em energia útil por seres humanos, quer para a produção de electricidade ou de calor algo (como as suas principais aplicações). Anualmente, o Sol produz 4 milhões de vezes mais energia do que consumimos, para o seu potencial é ilimitado.

Para se ter uma ideia, em apenas um segundo o sol produz mais energia (internamente) que toda energia usada pela humanidade desde o começo dos tempos.

energia-solar-728x300

Uma outra forma de se exprimir esta imensa grandeza energética, basta dizer que a energia que a terra recebe por ano vinda do sol, representa mais que 15000 vezes o consumo mundial anual de energéticos.

15% da energia emitida pelo sol que chega a terra é reflectida de volta para o espaço. Outros 30% são perdidos na evaporação da água a qual sobe para a atmosfera produzindo chuva. A energia solar é também absorvida pelas plantas, pela terra e oceanos. A energia restante, para manter o equilíbrio energético do planeta, deve então ser emitida sob a forma de radiação térmica.

Considerando que a energia solar está disponível de forma absolutamente gratuita, pergunta-se por que é seu aproveitamento ainda é tão limitado? O problema é que a energia solar apresenta-se sob a forma disseminada e a sua captação, pelo menos para potências elevadas, requer instalações complexas e dispendiosas.

O aproveitamento da energia solar poderá em teoria e a longo prazo tornar-se como a grande solução para todos os problemas energéticos da nossa sociedade, apesar de todas as vantagens aparentes possui também desvantagens no decorrer do seu aproveitamento.

Vantagens da energia solar

– A energia solar não polui durante seu uso. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controlo existentes actualmente.

– As centrais necessitam de manutenção mínima.

– Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável. Saiba qual o tempo de vida útil dos paineis solares fotovoltaicos.

– A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.

– Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética sua utilização ajuda a diminuir a procura energética nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.

Globo Energia Solar

Desvantagens da energia solar

– Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação climatérica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.

– Locais em latitudes médias e altas (Ex: Finlândia, Islândia, Nova Zelândia e Sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de Inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens (Londres), tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade.

– As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas por exemplo aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), e a energia hidroeléctrica (água).

– Os painéis solares têm um rendimento de apenas 25%, apesar deste valor ter vindo a aumentar ao longo dos anos. Saiba quais os paineis solares fotovoltaicos mais eficientes do mercado..

18 COMENTÁRIOS

  1. A energia fotovoltaica é interessante e econômica, mais as dores de cabeça começam a partir do momento que você pede para troca do relógio bidirecional e tem que aguardar a concessionária, aí as coisas não andam. Não respeitam os prazos, pelo menos aqui em Minas Gerais.

  2. Ando procurando algum artigo ou algo que fale sobre campo eletromagnético gerado por energia fotovoltaica, e não vi nada a respeito na net.
    Hoje cresce muito esta modalidade de energia nas residências brasileiras, temos um gerador de energia em cima de nossos lares sem saber o quanto isto pode afetar a saúde de nossas famílias.

    • Energia FOTOVOLTAICA, é originada através da incidência de energia luminosa (luz) em um material FOTOsensivel, semicondutor que gera um fluxo de corrente elétrica entre os diferentes materiais que compõem o semicondutor (e seus terminais). Não há qualquer risco na geração de energia de painéis em telhados, embora fisicamente, eletricamente renderiam mais se estivessem no chão. A menos é claro que seja mal instalado e haja risco de queda no interior da residência. E quanto ao fluxo eletromagnético, não há incidência.
      E se tivermos receio de fontes geradoras de fluxo eletromagnéticos, como faríamos para NÃO passar sob uma linha de transmissão ? entre subestações ? Temos linhas de mais de 500Kv ???? E as emissões de telecomunicações? a Av. Paulista tem todo tipo de RF, de elevados níveis.!!!!!

  3. Realimentação fotovoltaica: imagine uma luminária e nela instalada uma célula fotovoltaica alimento a lâmpada desta luminária, agora imagine uma lâmpada fluorescente longitudinal com várias células fotovoltaicas instaladas na luminária alimentando a lâmpada; a economia de energia chega a 50% e trabalhando nesse projeto pode-se conseguir melhores resultados. A célula fotovoltaica é vantajosa e depende de maneiras criativas de como emprega-las e acredito nesse futuro tecnológico de energia fotovoltaica.

  4. Há algum tempo pesquiso sobre os painéis solares, inclusive preços; no dimensionamento para unidades residenciais é vantajoso, sendo encarecido pelo custo da esquadria de vidro e alumínio para acomodar as células fotovoltaicas; uma dificuldade técnica é a solda nas células fotovoltaicas e o risco da instalação em lugares altos; mas com o futuro tecnológico e politica de Governo, se tornará uma solução comum em muito lares.

    • Ando procurando algum artigo ou algo que fale sobre campo eletromagnético gerado por energia fotovoltaica, e não vi nada a respeito na net.
      Hoje cresce muito esta modalidade de energia nas residências brasileiras, temos um gerador de energia em cima de nossos lares sem saber o quanto isto pode afetar a saúde de nossas famílias.

Deixe uma resposta