Vantagens e desvantagens da Energia do Biogás

energia-solar-biogas

Biogás é um tipo de mistura gasosa de dióxido de carbono e metano produzida naturalmente em meio anaeróbico pela acção de bactérias em matérias orgânicas, que são fermentadas dentro de determinados limites de temperatura, teor de humidade e acidez.

Como todas as fontes de energia, a energia do biogás possui também vantagens e desvantagens decorrentes do seu aproveitamento para a produção de energia elétrica.

O biogás pode ser obtido de resíduos agrícolas, ou mesmo de excrementos de animais e dos homens. Ao contrário do álcool da cana de açúcar e de óleos extraídos de outras culturas, não compete com a produção de alimentos.

É um combustível gasoso com um conteúdo energético elevado semelhante ao gás natural, composto, principalmente, por hidrocarbonetos de cadeia curta e linear.

Pode ser utilizado para geração de energia eléctrica, térmica ou mecânica em uma propriedade rural, contribuindo para a redução dos custos de produção.

Por exemplo no Brasil, os bio-digestores rurais vêm sendo utilizados, principalmente, para saneamento rural, tendo como subprodutos o biogás e o bio-fertilizante.

A energia do Biogás pode ser produzida artificialmente com o uso de um equipamento chamado biodigestor anaeróbico.

O metano, principal componente do biogás, não tem cheiro, cor ou sabor, mas os outros gases presentes conferem-lhe um ligeiro odor desagradável.

funcionamento do ciclo de producao biogas

Vantagens da energia do Biogás

A substituição do GLP, um derivado de petróleo importado;

Comodidade e segurança para o consumidor, vantagens inerentes ao gás canalizado;

Não é necessária a sua purificação, removendo-se apenas os líquidos condensados ao longo das vias de captação e distribuição;

Os equipamentos adaptados mostraram um desempenho razoável;

As donas-de-casa que utilizam o gás têm se mostrado satisfeitas com a mudança pois, a chama é bastante limpa, não deixando resíduos de fuligem nas panelas.

Desvantagens da energia do Biogás

A quantidade de energia gerada pelo biogás não é constante, variando ao longo do período de produção;

Em função da Directiva Comunitário relativa a aterros, no futuro será minimizada a deposição de resíduos biodegradáveis em aterro, pelo que as instalações de recuperação de biogás de aterro terão um tempo limitado de existência;

Alto período de recuperação do investimento.