Vantagens e desvantagens das Bombas de Calor geotérmicas

bombas-calor-geotermicas

As bombas de calor geotérmicas (em inglês, Ground-Source Heat Pump ou GSHP) usam a energia solar e o calor armazenado na terra e são uma solução eficiente para aquecer a água da sua casa.

Conheça as principais vantagens e desvantagens das bombas de calor geotérmicas e descubra se esta tecnologia é realmente a opção certa para o seu investimento.

Necessitam, portanto, de uma fonte de calor (o ar exterior), dois permutadores de calor (um usado para absorver calor e outro para o libertar) e uma quantidade pequena de energia motriz para manter o sistema a funcionar.

As bombas de calor geotérmico foram inicialmente desenvolvidas para uso residencial mas mais tarde alargaram-se à área comercial dadas as suas vantagens.

Até nos climas mais frios, o calor geotérmico está bem presente no solo traduzindo-se numa temperatura constante de 10 graus celsius a uma profundidade superior a 15 metros.

A eficiência das bombas de calor está dependente das temperaturas entre as quais se troca energia sob a forma de calor.

Saiba como funcionam as bombas de calor geotérmico.

As bombas de calor geotérmicas aproveitam as propriedades da geotermia e são mais eficientes que as bombas de calor convencionais. Consomem menos energia, proporcionam grande conforto, permitem uma poupança nos gastos e ajudam a diminuir as emissões de gases.

bombas-calor-geotermicas-instalacao-exemplo
Exemplo de 2 tipos de instalação de Bombas de Calor Geotérmicas

Se ficou curioso por conhecer melhor as bombas de calor geotérmicas apresentamos-lhe já de seguida todas as vantagens e desvantagens das bombas de calor geotérmicas.

Vantagens das bombas de calor geotérmicas

  • A energia geotérmica é acessível, renovável e interminável;
  • Baixo nível de ruído;
  • Sem emissões;
  • Tempo de vida útil muito prolongado (para os componentes interiores é de 20 anos e para os enterrados é de até 50 anos);
  • As bombas de calor consomem muito menos energia do que os sistemas convencionais e a sua implementação em edifícios como hospitais permite poupanças muito elevadas;
  • Garantem o mesmo nível de conforto;
  • Não dependem da temperatura exterior mas antes da temperatura do subsolo;
  • A estabilidade da temperatura do solo é uma vantagem importantíssima (já que durante todo o ano não há grandes oscilações) e traduz-se em bons desempenhos mesmo quando a temperatura exterior é muito fria;
  • Grande eficiência energética – por exemplo, para aquecer uma mesma quantidade de água de uma piscina com uma bomba de calor gasta-se apenas 20% do que se gasta com resistências elétricas. As bombas de calor geotérmicas têm uma eficiência superior, até mais 50% (devido à estabilidade da temperatura).

Desvantagens das bombas de calor geotérmicas

  • O investimento inicial é alto já que implica o equipamento e a escavação. No entanto, se houver uma boa proporção, os custos são rapidamente superados pela poupança energética que permitem;
  • Não é adequado em solos rochosos;
  • Para permutadores horizontais, a superfície onde estes são instalados tem que ficar livre.