Use o seu carro elétrico para fornecer energia à sua casa com o Honda Power Exporter

honda-power-exporter

Um novo produto da Honda está a chamar a atenção dos entusiastas dos veículos elétricos em todo o mundo.

Abaixo estão os relatórios das entidades CleanTechnica e da Gas2 sobre o novo Honda Power 9000.

O Honda Power 9000 permite aos proprietários de veículos elétricos fornecer energia às suas casas quando ocorrem falhas na rede de energia elétrica.

A Honda anunciou o seu novo equipamento, o Power Exporter 9000 Vehicle-to-Home (V2V) Charging System no evento CEATEC que aconteceu no japão, prometendo que este produto ajudaria as casas e as empresas a terem sempre as luzes ligadas (e os negócios a decorrer).

Com a forte possibilidade de aumento do número de veículos elétricos estamos á espera que cada vez mais aparecerem novos produtos deste tipo por parte dos grandes fabricantes deste setor da indústria. Este equipamento permite aos proprietários dos veículos ligar qualquer tipo de utensílios domésticos que necessitem energia elétrica.

As aplicações mais específicas do Power Exportes 9000 serão o fornecimento de energia durante uma falha de energia na rede elétrica, permitindo assim manter ligadas luzes ou outros equipamentos de emergência, ou então uma outra aplicação específica será a sua utilização em locais fora do alcance da rede elétrica como por exemplo o campismo.

honda-power-exporter-9000
Honda Power Exporter

Citando o comunicado da Honda no evento CEATEC Japan 2015:

“The Power Exporter 9000 is an external power feeding device that enables AC power output from a fuel-cell vehicle (FCV) with maximum output of 9 kW.”

A Honda desenhou este equipamento especificamente para ser emparelhado com o seu veiculo elétrico (Honda FCV) no entanto poderá ser concebível a sua utilização com outros veículos elétricos como por exemplo o Nissan Leaf , Kia Soul EV, Mitsubishi i-MiEV, e até mesmo o Tesla Model S, necessitando apenas de ter o adaptador.

O Honda Power Exporter transforma o seu veículo elétrico num gerador portátil

O Honda Power Exporter esteve em exibição na exposição tecnológica CEATEC no Japão. Este pequeno equipamento eletrónico pode ser conectado a qualquer veículo elétrico que possua uma porta de carregamento CHAdeMO.

Tendo a particularidade que em vez de introduzir energia, retira a energia do veículo. Convertendo a corrente DC armazenada na bateria do veículo em corrente AC para ser usada em qualquer equipamento doméstico como por exemplo computadores ou iluminação, ou pode ser usado como uma fonte de energia alternativa em qualquer lugar remoto da mesma forma que se usa um gerador portátil.

A Honda refere que o Power Exporter pode providenciar até 9 Kilowatts de potência durante uma semana inteira quando conectado a um veiculo familiar comum excluído qualquer tipo de emissões ou barulho durante o funcionamento.

Segundo a fonte CNET, a Honda ainda não anunciou o preço deste produto mas anunciou que estará disponível aquando do lançamento do seu novo veículo elétrico o Honda FCV que será esperado no início de 2016.

Anunciando ainda que a aquisição pode vir a ser em kit em forma de pack, veiculo e Power Exporter.

Ligação do Honda Power Exporter
Ligação do Honda Power Exporter

De acordo com a direção de imprensa da Honda, o Power Exporter faz parte de todo um sistema de movimentação a Hidrogénio que inclui as células de combustível do veículo e a estação inteligente de Hidrogénio (Smart Hydrogen Station – SHS).

Desta forma a Honda pretende trabalhar para a futura “Sociedade de Hidrogénio” assentando em 3 conceitos chave: “Gerar”, “Usar” e “Conectar-se” – antecipando e contribuindo assim para uma sociedade livre de CO2.

Veja o video de apresentação do Hond Power Exporter na CEATEC2015.

A visão da Honda de uma sociedade movida a hidrogénio pode parecer um pouco otimista mas a ideia de usar a bateria de um veículo como fonte de energia alternativa poderá tornar-se mais relevante num futuro próximo.

As pessoas começam a aperceber-se que muita da energia renovável, como por exemplo eólica e solar, produzida pode ser armazenada nas baterias dos seus veículos, e com isso, além de poder fornecer energia nas casas e empresas poderia também ser usada para equilibrar a rede elétrica geral assentando assim no conceito de internet da energia.

O Honda Power Exporter pode não vir a salvar o mundo mas pode dar-nos uma pequena visão de como o futuro poderá parecer com estas tecnologias.