Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos

seep
seep

O SEEP – Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos, desenvolvido pela ADENE – Agência para a Energia, é um sistema de etiquetagem voluntário que permite ao utilizador final comparar o desempenho energético de produtos.

A etiqueta energética, amplamente utilizada na classificação energética de eletrodomésticos, é já uma presença familiar na aquisição de novos equipamentos, consumidores de energia.

A etiqueta SEEP alarga este conceito de classificação do desempenho energético a produtos não regulados pela Diretiva de rotulagem energética, mas que desempenham um papel fulcral no consumo e consequente desempenho energético dos edifícios.

seep
seep

Outro aspeto diferenciador do sistema é o controlo de qualidade das etiquetas emitidas no que diz respeito à adequação e rigor técnico do desempenho energético anunciado. Os fabricantes aderentes estão sujeitos a procedimentos de verificação da correta utilização das etiquetas emitidas, reforçando-se assim a credibilidade dos seus produtos junto dos consumidores.

O SEEP pretende trazer mais inovação para o setor, criando assim as condições necessárias para que as empresas portuguesas criem mais e melhores produtos com condições para alavancar as suas exportações.

A marca SEEP permitirá criar uma distinção e a diferenciação necessária no mercado com o objetivo de ter melhores produtos e maior eficiência.

O primeiro produto com etiqueta energética do SEEP são as janelas.

Este tipo de produto é especialmente interessante, não só pelo especial papel que desempenha no balanço energético de uma habitação, mas igualmente pelo dinamismo que permitirá incorporar ao sector.

A crescente utilização de janelas com classes mais eficientes de desempenho, quer por opção dos consumidores, quer por sugestão dos próprios fabricantes ou instaladores, irá potenciar importantes economias na fatura energética das famílias.

Se a isso adicionarmos o facto de as janelas mais eficientes, também, proporcionarem melhor conforto e a redução do ruído, temos ainda maior valor acrescentado na escolha deste produto com melhores classes de desempenho.

Esta etiqueta energética permite aos consumidores comparar entre soluções no mercado mediante simples verificação da classe de desempenho energético, que vai de G (menos eficiente) a A (mais eficiente).

A classe resulta da avaliação do desempenho da janela no mês mais frio e no mês mais quente do ano, traduzindo a melhor ou pior capacidade de reduzir as perdas térmicas no Inverno ou minimizar o sobreaquecimento no Verão. Tudo para o mesmo referencial normativo, o que permite uma comparação entre janelas para as mesmas condições.

A etiqueta inclui também informação técnica mais detalhada, como os parâmetros de cálculo que serviram para determinação do desempenho energético, para além de dados complementares relacionados com as características do vidro e a capacidade de atenuação acústica da janela.

Para além da etiqueta em grande formato fornecida com a janela, esta incluirá também uma mais pequena, incorporada no produto de forma permanente e que garantirá a rastreabilidade de cada produto.

Veja mais informações sobre o SEEP.

COMPARTILHAR