Sinovel acusada de roubar tecnologia em parque eólico da Desenvix no Brasil

aerogerador-sinovel

O fabricante chinês de equipamentos eólicos Sinovel autorizou, formalmente, que seja feita uma inspeção no parque eólico Barra dos Coqueiros, da Desenvix, para comprovar que não há qualquer irregularidade na tecnologia utilizada nesse projecto eólico.

A inspeção nos equipamentos será feita por uma auditoria externa independente e atende a um pedido feito pela concorrente da Sinovel, o grupo americano American Superconductor Corporation (AMSC), que acusa o fabricante chinês de violar as suas patentes.

Com a aprovação, a Desenvix informou que “está tomando as medidas adequadas para retirar a ação contra a Sinovel”. Em comunicado à imprensa, a Desenvix afirma que o fabricante chinês autorizou a perícia “de forma a provar sua boa fé e demonstrar a ausência de irregularidades.”

.

Disputa de patentes internacional confronta a AMSC e a Sinovel

A AMSC trava uma disputa internacional contra a empresa Sinovel em que questiona na Justiça a propriedade intelectual dos sistemas de controlo comercializados pela empresa chinesa.

Por ser cliente da Sinovel, a Desenvix foi acionada pela AMSC na justiça brasileira para permitir a peritagem no sistema de controle adquirido para o Parque Eólico Barra dos Coqueiros.

“Considerando que é necessária autorização formal da Sinovel para a peritagem nos equipamentos, a Desenvix, como terceira parte e em boa-fé, acionou a Sinovel para que se procedesse à inspeção”, informou a empresa brasileira.

A Sinovel, por sua vez, autorizou a perícia e já adiantou que “o sistema de controlo e a tecnologia dos aerogeradores do projecto eólico da Barra dos Coqueiros foram fornecidos pela empresa Emerson Eletric e, portanto, não utiliza tecnologia da AMSC”.  Segundo a Desenvix, essa informação também foi confirmada pela Emerson, que emitiu um comunicado oficial.

Além isso, a Desenvix conta que o argumento dos chineses é de que o software do sistema de controlo “é uma inovação recente desenvolvida pela Sinovel” com apoio de parceiros estratégicos, incluindo a MITA-Teknik. “Somente a Sinovel possui os direitos de propriedade intelectual do software e não infringe direitos de propriedade intelectual de nenhuma terceira parte, incluindo a AMSC”.

A Desenvix continuará a manter a sua confiança na empresa Sinovel que é líder global no mercado de aerogeradores eólicos, caso seja confirmada a ausência de qualquer tipo de irregularidade nos equipamentos adquiridos. É esta confiança que levou a Desenvix a escolher a Sinovel como a principal fornecedora para o Parque Eólico Barra dos Coqueiros..

COMPARTILHAR