Siemens Portugal continua com projectos solares fotovoltaicos e térmicos

siemens-energia-solar

Apesar do desinvestimento no sector de energia solar, a Siemens continua a disponibilizar produtos e serviços para centrais fotovoltaicas e solares térmicas.

No seguimento do comunicado de imprensa da Siemens AG sobre o desinvestimento no mercado solar, a empresa considera importante esclarecer que continuará a oferecer produtos, soluções e serviços para centrais fotovoltaicas e solares térmicas.

Tais produtos e serviços contemplam turbinas a vapor, geradores, sistemas de distribuição de energia, tecnologia de redes, sistemas de controlo, sistemas de baixa e média tensão, inversores solares e os respectivos serviços de engenharia, ao longo do tempo de vida dos mesmos.

Isto significa que, em Portugal, a Siemens, através da divisão Industry Automation (IA) do sector Industry, vai continuar a comercializar o seu portefólio SINVERT (PVS500 – PVS800 e PVM10 – PVM20) para parques fotovoltaicos e que todos os serviços associados irão continuar a ser prestados com o rigor e qualidade de sempre.

.

A Siemens no mercado fotovoltaico em Portugal

A Siemens em Portugal está presente na grande maioria dos projectos fotovoltaicos nacionais, tendo sido responsável até ao momento pela instalação de mais de 100MWp.

Alguns dos maiores investidores nacionais do sector manifestaram a sua total confiança na Siemens, a quem adjudicaram os projectos fotovoltaicos nos Parques Solares de Ferreira do Alentejo (dois parques de (8+4) MWp e 10MWp cada, para diferentes investidores), Serpa (11MWp), Almodôvar (2,15MWp) e Alqueva (65 kWp), Madeira 10MW, Algarve 20 MW, entre outros.

Estes projectos foram, ao mesmo tempo, impulsionadores da estratégia de internacionalização desta divisão da Siemens no sector fotovoltaico, de que são exemplo parques fotovoltaicos na Índia (23 MWp), Espanha (3,8 MWp), França (2MWp), Bélgica (1,8 MWp) e Grécia (527 kWp), nos quais a Siemens participou sempre através de parceiros portugueses.

Entre as soluções Siemens fornecidas para os referidos Parques Solares, podem contar-se os Inversores Sinvert (conversão DC/AC), os sistemas de controlo SIMATIC S7, as redes SIMATIC, os sistemas de supervisão WinCC, com acesso remoto via Internet, e os quadros eléctricos com equipamento de corte e protecção SIRIUS.

Todo o projecto eléctrico, desenvolvimento de software, comissionamento e contratos de manutenção de longa duração, completaram o âmbito de fornecimento da Division Industry Automation IPortugal nos referidos projectos.

.

O Sector Industry (Erlangen, Alemanha) da Siemens é o líder mundial no fornecimento de produtos e soluções inovadoras e amigas do ambiente para clientes industriais.

Com tecnologias de automação integrada e software industrial, um know-how sólido em mercados verticais e serviços com base em tecnologias comprovadas, o Sector aumenta a produtividade, eficiência e flexibilidade dos seus clientes.

Com mais de 100.000 colaboradores em todo o mundo, o Industry Sector inclui as divisões Industry Automation, Drive Technologies e Customer Services e ainda a Unidade de Negócio Metals Technologies.