Senvion garante contrato de 172 MW para parques eólicos em Portugal

Senvion Energia Eólica

Senvion SE, uma subsidiária integral do Grupo Suzlon, um dos maiores fabricantes de aerogeradores do mundo, celebrou um contrato chave na mão com a empresa Âncora Wind – Energia Eólica, SA para o fornecimento e instalação de 84 aerogeradores com uma potência nominal total de 171,6 megawatts (MW) para cinco parques eólicos a instalar em Portugal.

O projeto denomina-se de Âncora e pertence ao consórcio entre as empresas Galp Energia SGPS, S.A., SGPS Martifer. S.A. e Ferrostaal GmbH.

O projeto representa uma parte significativa da potência licenciada e atribuida em 2006 ao grupo Ventinveste com um total de 400 MW.

O consórcio da Ventinveste ganhou, na Fase B do concurso eólico do primeiro Governo de José Sócrates, licenças para desenvolver projetos até 400 MW em Portugal. Devido a alterações de mercado o grupo apenas instalou um parque eólico. Mesmo considerando a potência a instalar no âmbito da parceria com a Ferrostaal, a Ventinveste tem ainda cerca de 200 MW disponíveis.

O investimento global nos cinco parques eólicos ascenderá a 220 milhões de euros, dos quais 175 milhões de financiamento bancário e o restante em capital próprio assegurado pela Ferrostaal.

Parques eólicos Moimenta I e II (Monmenta da Beira)

Cada parque é constituido por 21 aerogeradores Senvion MM92. Cada aerogerador possui uma potência nominal de 2,05 MW, altura da nacelle é de 100 metros e rotor com um diâmetro de 92,5 metros.

Parque eólico Picos Vale do Chão (Lousã)

Constituido por 11 aerogeradores Senvion MM92, cada um com uma potência nominal de 2,05 MW, altura da nacelle é de 80 metros e rotor com um diâmetro de 92,5 metros.

Parque eólico Três Marcos (Vila Nova de Paiva)

Parque constituido 9 aerogeradores Senvion MM92, com uma potência nominal de 2,05 MW, altura da nacelle é de 80 metros e rotor com um diâmetro de 92,5 metros.

Parque eólico Sernancelhe (Sernancelhe)

Constituido por 12 aerogeradores Senvion MM100, cada um com uma potência nominal de 2 MW, altura da nacelle é de 80 metros e rotor com um diâmetro de 92,5 metros.

A construção dos parques eólicos Moimenta I e II e Picos Vale do Chão está prevista para começar no ano de 2015. A construção dos parques eólicos Sernancelhe e Três Marcos, irá iniciar durante a primavera e verão de 2015.

wind-turbine-senvion-mm100

O fabricante Senvion garantiu um contrato revolucionário de manutenção “full service” com a duração de 20 anos para os 5 parques eólicos.

Olivier Perot, Managing Director of Senvion South West Europe, foi o responsável pela maior parte das negociações deste contrato e, disse:

“Estamos muito satisfeitos com este grande sucesso! Desde 2008 que fizemos grandes investimentos em unidades industriais em Portugal, com a criação de uma unidade de fabrico de pás em Vagos e uma outra unidade de assemblagem de nacelles localizado em Oliveira de Frades.”

José Costa, Managing Director of Senvion Portugal SA acrescentou:

“Portugal é um dos nossos mais importantes locais de produção. Neste momento temos aproximadamente 600 colaboradores e estamos a planear duplicar esse número já em 2015. Nós produzimos pás e nacelles para o aerogerador “best-seller” da Senvion, o modelo MM92, assim como pás para os aerogeradores Senvion da série 3.XM.

O contrato de manutenção full service com a duração de 20 anos demonstra a qualidade dos nossos aerogeradores Senvion estabelecendo com este contrato um novo padrão de mercado. Além disso, demonstra o compromisso de longo prazo da Senvion relativamente ao mercado eólico Português.”