Qual o tempo de vida útil real dos paineis solares fotovoltaicos

paineis-solares-fotovoltaicos

Muitos acreditam que o tempo de vida de um painel solar é de 25 anos, um número que já foi excedido por muitos modelos antigos.

Quando o fabricante Kyocera testou um modelo com 30 anos descobriu que este ainda estava operacional a 90.4% da sua capacidade. Existem também painéis da Arcosolar com 37 anos ainda em funcionamento.

Sendo assim, quando é que os paineis solares fotovoltaios param de funcionar, ou seja qual é o verdadeiro tempo de vida útil de um painel solar fotovoltaico?

O co-fundador da Solarex, a primeira empresa solar (1973-83) e autor do livro “Sun above the horizon: Meteoric rise of the solar industry” sugeriu que o Dr. John Wohlgemuth seria a pessoa indicada para responder a esta questão.

O Dr. Wohlgemuth começou a trabalhar na Solarex em 1976. Depois disso continuou na BP Solar e tornou-se o principal cientista de reabilitação de painéis na National Renewable Energy Laboratory.

Em resposta á questão sobre o tempo de vida útil dos paineis solares fotovoltaicos, o Dr. Wohlgemuth responde:

“Pelo que sei, posso dizer que existe alguma diferença entre os primeiros módulos da Solarex, Arco e Kyocera relativamente á sua capacidade de sobrevivência. Já vi módulos que sobreviveram em campo pelo menos 30 anos”

“Existem alguns relatórios que foram expostos na conferência da ultima EUPVSEC que reportam que há alguns módulos da Solarex com mais de 25 anos que ainda estão operacionais”

“Eu penso que esses modelos antigos não vão durar até aos 50 anos, isto porque eles vão começar a descolorar e isto significa perda de capacidade”

“Os modelos antigos estão a perder potência, cerca de 0.5% ao ano devido como já disse á descoloração. Assim que chegarem aos 25 – 30 anos de funcionamento eles já so estão a 80% da sua capacidade operacional ”

“Não sei bem como vai ser com os mais modernos. Eles usam melhores materiais e isolamento que previnem a descoloração e materiais mais flexíveis que não colocam sob stress as ligações por soldas e ainda têm um controlo de fábrica mais eficiente.

Eu quero acreditar que os atuais fabricantes tenham pelo menos o mesmo controlo de fabrico que nós tínhamos há 25 anos atrás. Muitos dos novos modelos são testados com mais rigor, por outro lado, alguns fabricantes tentam diminuir os custos de produção que por sua vez diminui a qualidade. Ou seja, podem agora existir alguns módulos melhores e outros piores em comparação com os modelos antigos. Temos então que determinar quais são os bons e quais são os piores.”

Em forma de conclusão podemos afirmar que os antigos modelos podem durar mais de 15 anos com alguma perda de eficiência, e que alguns dos melhores modelos fabricados atualmente poderão facilmente possuir um tempo de vida útil superior aos paineis solares antigos com perdas de eficiência menores.

Saiba quais são os paineis solares fotovoltaicos mais eficientes existentes atualmente no mercado mundial.