Principais tarefas de manutenção e reparação de painéis solares térmicos

aquecimento-de-aguas-solar

Os sistemas solares térmicos de aquecimento de águas requerem uma inspeção e manutenção periódicas de modo a que todos os componentes do sistema funcionem de forma eficiente.

De tempos a tempos os componentes podem ter de ser substituídos ou reparados. Deve-se tomar medidas de modo a evitar calcinação, corrosão e congelamento.

Saiba quais as principais tarefas de manutenção e reparação de painéis solares térmicos.

Lista de inspeções a realizar periodicamente aos Painéis Solares Térmicos

Nesta lista estão algumas inspeções sugeridas, contudo não descarta a leitura do manual do fabricante.

Sombreamento do painel

Verificar nas varias alturas do dia se o painel fica sombreado. A vegetação envolvente pode crescer ao longo do tempo e pode vir a fazer sombra ao painel.

Sujidade no painel solar

O pó acumula-se no painel e deve ser limpo com regularidade para não afectar o seu desempenho.

Cobertura “vidrada” do painel solar

Verifique se a superfície “vidrada” do painel não tem rachas ou fissuras. Caso tenha tem que ser substituído.

Tubagens e ligações elétricas

Verifique se existe fuga de líquidos pelos tubos. As condutas devem estar bem seladas e todas as ligações elétricas devem estar acondicionadas. Verifique também a possível degradação dos tubos e dos fios elétricos devido à exposição solar prolongada.

Telhado e fixações

Verifique se o telhado está em boas condições e verifique a estrutura e a fixação do painel, apertos de porcas parafusos e encaixes devem estar em boas condições.

Válvula de pressão (em painéis que usem líquidos)

Verifique se a válvula de pressão está presa ou fechada.

Sistema de Ventilação (em painéis solares com sistema de ar)

Se possível verifique se estes abrem e fecham normalmente.

Bombas e ventiladores

Verifique se as bombas de distribuição e ventiladores estão operacionais.

Líquidos para transferência de calor

Necessita de substituir as soluções anticongelante do seu sistema com alguma periodicidade. Caso a água que circula nas tubagens seja do tipo dura deverá usar uma solução de descalcificação para remover a mineralização acumulada.

Armazenamento

Verifique se os tanques têm rachadelas, fissuras ou fugas, ou sinais de corrosão.

Prevenção da corrosão e calcinação

Os dois maiores problemas neste tipo de sistemas é a corrosão em sistemas a ar e a calcinação em sistemas com líquidos.

Calcinação

A água doméstica que é rica em conteúdo mineral (“água dura”) pode causar o acúmulo de minerais (cálcio) nos sistemas de aquecimento solar hidráulicos. Isto reduz o desempenho do sistema. Se o seu sistema utiliza a água como o fluido de transferência de calor, a calcinação pode ocorrer no coletor ou na tubagem.

Em sistemas que utilizam outros tipos de fluidos para transferência de calor, a calcinação pode ocorrer na superfície do permutador de calor que transfere calor do coletor solar para a água para uso doméstico.

Um permutador de calor externo seria uma alternativa para evitar isto. A calcinação pode também causar falhas nas válvulas e na bomba do circuito de água.

Para evitar a calcinação deve usar soluções amaciadoras de água (como o vinagre) a cada 3-5 anos. No caso de encontrar calcinação pose usar uma lixa fina para remover.

Corrosão

Mesmo os melhores tipos de sistemas têm possibilidade de vir a ganhar alguma corrosão. Quer pelos diferentes tipos de metais que usam (em que um tipo de metal corrói o outro – corrosão galvânica) ou pela entrada de oxigénio no sistema.

Para evitar isso é preciso ter em atenção que se devem usar sempre que possível, materiais do tipo: cobre, bronze, latão, aço inoxidável, plástico, borracha e vidro.

Proteção contra congelamento

Os sistemas de aquecimento solar de água, que utilizam líquidos para transferência de calor, precisam de proteção contra congelamento em climas de temperaturas abaixo de 6ºC.

Para essa finalidade existem duas soluções:

– Usar uma solução anticongelante, como o fluido de transferência de calor.

– Drenar o coletor e tubulações de forma manual ou automática quando a temperatura baixar do ponto de congelação do líquido.

Solução anti-congelante

Fluidos anti-congelantes degradam-se ao longo do tempo e, normalmente, devem ser substituídos a cada 3-5 anos.

Drenagem do coletor e tubagens

Os sistemas de aquecimento solar de águas sanitárias que usam apenas água como um fluido de transferência de calor são as mais vulneráveis a danos por congelamento. Uma forma de evitar o congelamento é drenar o sistema

A drenagem do sistema pode ser feita manualmente ou como é o caso dos sistemas “drainback” ou “Draindown” que utilizam um controlador com sensores para drenar o circuito automaticamente.

Recomendamos também a leitura do Manual e guia técnico de projecto e instalação da energia solar térmica.