Primeiro bairro sustentável do País nasce em Sintra

Vantagens e Desvantagens das Energias Renovaveis

Mira Sintra – Bairro Sustentável é um projecto pioneiro a nível nacional, que visa requalificar os diferentes fogos deste bairro no âmbito do conforto térmico e ambiental.

A escolha deste bairro deve-se a um conjunto de condições locais que se mostraram ideais para que possa vir a ser o primeiro «Bairro Sustentável» do País.

Os condóminos do bairro irão produzir energia eléctrica, com a instalação nos seus edifícios de painéis fotovoltaicos, que será vendida à Rede Eléctrica.

Deste modo prevê-se que com a venda da energia os condóminos sejam beneficiados, fazendo face aos custos com energia nas áreas comuns dos edifícios e posteriormente com a realização de diagnósticos energéticos dos mesmos.

A Selfenergy e a Ecoprogresso associaram-se a esta iniciativa conjunta da Junta de Freguesia de Mira Sintra, da Agência Municipal de Energia de Sintra e da Associação Empresarial de Sintra.

Bairro Ecologico Produtor Energia

As entidades assinam, no dia 26 de Maio, um protocolo de cooperação para um projecto-piloto que visa implantar estas soluções em seis edifícios.