Primeiro ar condicionado sem eletricidade foi criado no Bangladesh

ar-condicionado-eco-cooler

Temperaturas altas que podem ultrapassar os 45°C são uma realidade à qual o povo de Bangladesh não pode fugir. Mas se não se controla a temperatura exterior arranja-se forma de controlar a temperatura no interior das habitações.

Foi isso mesmo que este povo fez. Habituado a inovar já que a situação em que vivem é precária (não existe eletricidade nem água) criaram o primeiro ar condicionado sem eletricidade, o Eco Cooler. Garrafas de plástico (garrafas pet) e papelão são os materiais necessários.

E as instruções de quem criou o Eco Cooler são mesmo muito simples! Ashis Paul, o inventor que ficará para a história, diz que se consegue facilmente fazer um ar condicionado barato e ecológico.

A sua construção pode resumir-se em dois passos principais: fazem-se furos no papelão e, posteriormente, preenchem-se com garrafas pet.

O ar condicionado fica pronto e agora é só colocar na frente de uma porta ou janela. O efeito refrigerador pode levar a temperatura a baixar até 12°C.

No fim de contas, este sistema de arrefecimento do ar tem um custo baixíssimo (ou nenhum custo) e os resultados são surpreendentes!

Soma-se a isto o facto de este ar condicionado ser um incentivo à reciclagem e reutilização de materiais.

No espaço de 3 meses, a empresa de Ashis Paul ajudou a instalar os seus Eco Coolers em 25.000 casas.

As cerca de 28.000 pessoas a residir em Daulatdia, no Banglasdesh imersas num calor abrasador podem agora respirar de alívio.

Os “ar condicionados” intitulados Eco Coolers pretendem chegar a mais pessoas e contam com a ajuda de uma empresa de publicidade – a Grey Group, que disponibiliza os planos online para que esta opção sustentável percorra o mundo.

Construção detalhada de um Eco Cooler:

  1. Corta-se uma prancha de papelão de modo a caber na janela ou porta onde irá ficar instalado.
  2. Recorta-se círculos do tamanho do gargalo de uma garrafa pet por toda a prancha, formando um padrão uniforme.
  3. Corta-se a parte inferior das garrafas (descarta-se esta parte) ficando estas em forma de funil.
  4. Coloca-se cada garrafa/ funil obtido na prancha.
  5. Depois de todas as garrafas colocadas instala-se o Eco Cooler na janela ou porta, com a parte cortada das garrafas para fora, de forma a que o ar entre pela janela através dos gargalos. (O ar quente que entra é arrefecido.)
  6. E assim está pronto o seu sofisticado ar condicionado!

Por cá, já sabemos como reduzir na conta da luz e como aguentar mais serenamente os dias de maior calor.

COMPARTILHAR