Primavera Software desenvolveu sistema de gestão de manutenção para parques solares fotovoltaicos

parque-solar-fotovoltaico

A manutenção preventiva no setor das energias renováveis é a chave para tornar o investimento rentável e garantir a durabilidade dos equipamentos.

A empresa portuguesa Primavera Business Software Solutions sediada em Braga e presente em Espanha há mais de dez anos desenvolveu um sistema de gestão da manutenção, o Primavera EAM, capaz de fazer a manutenção preventiva neste setor.

Falamos de um setor que envolve equipamentos e tecnologia de ponta e consequentes investimentos de grande envergadura que só com um sistema de manutenção eficiente justificam o grande investimento e os resultados que se esperam.

A solução Primavera EAM, que está já em andamento em projetos internacionais de referência, incide na manutenção preventiva e é aqui que se destaca ao reduzir o risco de tempo de inatividade dos equipamentos, antecipando mesmo as operações de manutenção, garantindo assim maior durabilidade.

Uma outra característica distintiva do Primavera EAM e que engrandece a empresa que se tem destacado em tecnologia neste sector é a facilidade de acesso, tanto ao nível da comunicação de trabalho no terreno como da facilidade de registo, em qualquer equipamento, de falhas e necessidades de intervenção e da facilidade de integração de dados com outros sistemas existentes nas organizações.

primavera-software-eam-solar
Captura de Ecrã do Software Primavera EAM

Esta solução garante, portanto, a implementação de boas práticas e baseia-se em indicadores internacionais de manutenção e desempenho. Indicadores esses reconhecidos a nível mundial como MTTR, MTBF e MWT.

A solução tem todas as ferramentas necessárias para a programação detalhada, planos de manutenção preventiva e corretiva, rotinas, inspeções e planos de lubrificação. Tudo de acordo com as instruções do fabricante, como plano de manutenção, periocidade das intervenções corretivas previstas, entre outras indicações.

O sistema de nuvem permite às empresas uma simplificação ao nível da gestão dos recursos humanos e materiais.

A integração da informação gera ainda facilidade ao nível da articulação das ordens de trabalho com a própria disponibilidade do equipamento e consumíveis necessários para as intervenções técnicas.

É efetivamente uma solução que se preocupa com a rentabilidade da empresa ao gerir bem custos, disponibilidade e tempo.

A análise estatística e fundamentada não só apresenta os ativos mais problemáticos como as maiores taxas de disponibilidade, a produtividade do equipamento técnico, os consumíveis mais usados, os custos de manutenção dos equipamentos e outros painéis de gestão.

O sistema Primavera EAM Mobile é um recurso em tempo real, muito facilitado e que permite comunicar falhas ou pedidos de intervenção e ainda identificar o nível de prioridade em qualquer lugar.

O acesso ao sistema Primavera EAM faz-se em qualquer lugar, exigindo apenas acesso à internet.

A Primavera Business Software Solutions continua assim a responder de forma proativa e pronta aos seus clientes que estão já espalhados por mais de 20 países.

COMPARTILHAR