Portugal pode receber unidade de turbinas eólicas da Alstom Power

alstom-energia-eolica

A Alstom Power está a estudar a possibilidade de instalar em Portugal uma unidade de montagem de aerogeradores, disse o presidente da Alstom Power, Philippe Joubert, à margem da apresentação da joint venture da empresa com a indiana Bharat Forge, em Nova Deli, na Índia, na passada segunda-feira.

A Alstom já assinou um contrato de fornecimento de turbinas eólicas com a EDP, através da empresa espanhola Ecotécnia, adquirida recentemente pela empresa. «A EDP é um dos maiores players nas energias renováveis, e concretamente na energia eólica, não apenas em Portugal mas em todo o mundo.

Ainda não decidimos a criação desta unidade. Tudo dependerá da forma como a relação com a EDP e o mercado se desenvolverem», disse Denis Cochet, director comercial da Alstom.

Caso o mercado se desenvolva a Alstom avançará para a implantação da unidade, uma vez que se a montagem puder ser feita localmente é mais conveniente, devido aos custos do transporte.

O responsável anunciou ainda que a Alstom irá concorrer ao projecto de instalação de uma central de ciclo combinado a gás natural em Sines, um investimento da Galp.