Portugal atinge 8151 MW de potência instalada

energias-renovaveis-eolica-solar

O total da potência instalada renovável atingiu 8151 MW, no final de Dezembro de 2008.

O aumento de potência, relativamente a Outubro, verificou-se na potência instalada eólica e fotovoltaica incluindo, também, pela primeira vez, a potência instalada numa central com aproveitamento da energia das ondas (Aguçadora)*, de acordo com as mais recentes estatísticas da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

A produção total de energia eléctrica, a partir de fontes de energias renováveis decresceu 9 por cento em 2008, relativamente a 2007, «como consequência do comportamento verificado na sua componente hídrica, decréscimo agora menos acentuado, no final do ano, atendendo a que a produção hídrica em Dezembro foi 67 por cento superior à verificada no mês homólogo de 2007», acrescenta.

A produção eólica em 2008 cresceu 42 por cento relativamente a 2007. Em Dezembro a produção foi 80 por cento superior à registada no mês homólogo do ano anterior. A DGEG salienta ainda que a potência instalada eólica se situa agora perto dos 2 800 MW, meta que se pretendia atingir no final de 2008.

* O projecto da Aguçadora, permite inicialmente, gerar energia utilizando três conversores Pelamis Wave Energy, as quais são estruturas cilíndricas articuladas, semi-submersas e compostas por secções  ligadas por juntas articuladas.

As máquinas têm um comprimento total de aproximadamente 142 metros e um diâmetro de 3,5 metros, pesando cada uma aproximadamente 700 toneladas.

Em cada um dos três módulos de potência existem dois geradores com potência nominal de 125 kW. Cada máquina tem assim uma potência global de 750 kW.