Portugal a caminho de ter 40 minutos de energia renovável por cada hora de electricidade consumida

energias-renovaveis-eolica-solar

Em 2020, quase 40 minutos por cada hora de consumo de electricidade serão de fonte renovável. E destes 40 minutos, 24 serão de origem hídrica e os restantes 16 de eólica. Actualmente, oito minutos por cada hora de consumo eléctrico vêm do vento.

As previsões são de António Sá da Costa, presidente da Associação Portuguesa da Energias Renováveis (APREN), que defende metas mais optimistas do que as do Governo uma redução da dependência energética do país em 20 pontos dentro de 11 anos, reduzindo de 85 para 65 por cento.

Convidado da sessão de apresentação do programa eleitoral do PS para a área da energia, Sá da Costa sustenta que o país tem condições para ficar acima da meta dos 60 por cento de electricidade de fonte renovável em 2020.

“Vamos ter mais. É possível que se situe entre 64 e 65 por cento se, de facto, forem construídas todas as grandes centrais hídricas” e for aproveitada ao máximo a ligação entre a produção de energia eólica e as barragens reversíveis, “armazenando energia para os períodos de consumo”.

A redução para 65 por cento da dependência energética do país, segundo Sá da Costa, não conta com o impacto do carro eléctrico.

FONTE: PUBLICO.CLIX.PT