Parque solar fotovoltaico brasileiro tem estrutura pultrudada

parque-solar-fotovoltaico-pultrusao

Parque de energia solar fotovoltaica da universidade brasileira foi construído com estrutura pultrudada, um material inovador é especificado para o setor por ser imune à corrosão, isolante elétrico e de fácil montagem.

O parque de energia solar da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Araras, interior de São Paulo, Brasil, tem estrutura montada com perfis pultrudados, material que é imune à corrosão e isolante elétrico

A ideia de utilizar estrutura pultrudada partiu da KEC do Brasil, responsável pela implantação, que buscou a parceria da Pultrusão do Brasil para projeto e fornecimento. “Apostamos neste material inovador, que é leve e de fácil montagem, e acreditamos que seja o primeiro parque fotovoltaico, no Brasil, a utilizar este tipo de estrutura duradoura e de baixa manutenção”, destaca o diretor comercial da KEC do Brasil, Hans Dieter Hamm.

O parque é formado por quatro módulos, sendo que cada um tem 20 painéis de captação de energia solar de 1000 x 1650 mm fixadas na estrutura pultrudada. No total são 80 placas que têm potência nominal de 20 Kw de geração de energia elétrica limpa (sem agredir o meio ambiente e sem emissão de poluentes).

O sistema da UFSCar visa suprir a demanda do prédio do Programa de Melhoramento Genético de Cana-de-Açúcar (PMGCA), no Centro de Ciências Agrárias, campus Araras.

parque-solar-fotovoltaico-estrutura-pultrudada
Estrutura Pultrudada de Parque Solar Fotovoltaico

A estrutura de redes fotovoltaicas fica exposta ao ar livre, sofrendo com a ação do tempo. Assim, o material pultrudado é especialmente indicado para a sua montagem, pois tem alta resistência a ataques químicos e raios ultravioletas (UV).

Já a característica de isolamento elétrico protege o parque de energia solar contra descargas elétricas naturais (raios) e confere maior segurança aos trabalhadores do setor e pessoas que circulam nas proximidades de sua instalação

Para o Parque da UFSCar, a Pultrusão do Brasil forneceu as estruturas pultrudadas previamente montadas ou cortadas e perfuradas, facilitando a instalação e permitindo uma obra limpa, ou seja, sem resíduos e desperdício de material.

COMPARTILHAR