Paineis solares brancos para fácil integração em edifícios

paineis-solares-brancos

Houve um grande esforço ao longo da última década para desenvolver células solares transparentes que podem ser usados em painéis solares transparentes. Esses painéis podem substituir janelas em grandes edifícios ou serem instalados em telhados de forma praticamente imperceptivel. E se existisse a possibilidade de integrar painéis solares em paredes e arquitetura dos edifícios?

CSEM, uma empresa tecnológica suíça sem fins lucrativos, surgiu com uma tecnologia que permite que os painéis solares sejam integrados na arquitetura dos edifícios sem prejudicar a estética dos mesmos.

Investigadores em conjunto com a CSEM desenvolveram painéis solares que podem ser fornecidos em cores diferentes e não têm conexões visíveis, este aspeto permite aos arquitetos muito espaço para incorporar a energia solar em edifícios sem ter que desistir de todos os objetivos estéticos.

paineis-solares-coloridos

Os investigadores concentraram-se em painéis solares brancos, não apenas por causa da versatilidade da cor, mas porque os painéis solares de cor branca conseguem manter mais facilmente temperaturas mais baixas, o que aumenta a sua eficiência.

Usar paineis solares brancos em grandes seções como o telhado iria manter os edifícios-se mais frios, o que reduziria a necessidade de energia para manter a temperatura interna dos espaços nos edifícios.

paineis-solares-brancos

A tecnologia é constituída por uma camada de plástico colorido que é colocada sobre o painel solar. Essa camada funciona como um filtro de espelhado que reflecte toda a luz visível, mas permite a entrada de raios infravermelhos. Este processo pode ser usado em qualquer tecnologia de células solares de silício cristalino existentes no mercado.

A empresa CSEM afirma: “A nossa tecnologia revolucionária permite alcançar o que era supostamente se pensava ser impossível: paineis solares brancos e coloridos sem células e ligações visiveis. Pode ser aplicado em cima de um módulo existente ou integrados em num novo módulo durante a montagem, em superficies planas ou curvas. Nós podemos mudar a cor de todos os painéis solares existentes ou criar paineis solares com aspeto personalizado a partir do zero, os painéis solares podem agora desaparecer, tornando-se em fontes de energia praticamente ocultos”.

Veja o video da tecnologia da CSEM:

www.youtube.com/watch?v=d0a_A9E40bQ

COMPARTILHAR