Os 10 maiores aerogeradores do mundo

maior-aerogerador-do-mundo

À medida que a energia eólica tenta evoluir para a diminuição do custo de produção de eletricidade, os fabricantes pelo seu lado têm cada vez mais procurado aumentar o tamanho dos seus aerogeradores.

Economicamente e ambientalmente, isso faz todo o sentido. Um estudo realizado por cientistas suíços e holandeses, liderados por Marloes Caduff do Instituto de Engenharia Ambiental da ETH Zurich, mostrou que quanto maior for o tamanho do aerogerador, mais “verde” será a eletricidade produzida pela energia eólica. Este efeito deve-se tanto ao tamanho do aerogerador, como à aprendizagem e a experiência adquirida com a tecnologia ao longo do tempo.

Os maiores aerogeradores do mundo aqui apresentados foram desenvolvidos durante os últimos dois anos, sendo a exceção a Enercon E126.

Muitos outros protótipos ainda irão surgir, mas neste momento encontram-se apenas em fase de projeto, como é o caso dos modelos da Mitsubishi 7MW Sea Angel ou a Areva / Gamesa 8 MW.

O critério usado para esta listas dos 10 maiores aerogeradores do mundo é com base no diâmetro das pás.

1. Vestas V164 8MW

O aerogerador Vestas V164 8 MW é o mais recente na lista de top 10. A Vestas V164 surgiu em janeiro de 2014, quase três anos após o projeto> ser apresentado pela primeira vez em Londres.

O V164 é voltado para o sistema offshore. As principais caraterísticas são as pás com 80 metros de longitude e uma nacelle superleve que venceu a categoria de inovação em design nos Windpower Monthly’s annual wind turbine awards.

A primeira máquina foi instalada para teste no centro nacional Dinamarquês de aerogeradores em Osterild.

vestas-v164-8mw

2. Enercon E126 7.5MW

A maioria dos aerogeradores aqui listados são projetados para o mercado offshore. Mas o Enercon E126 7.5MW, é puramente projetado para o setor onshore.

Os 6MW da segunda geração do Enercon E-126, introduzido em 2007, possuía uma torre de betão com uma altura no hub de 135 metros, e pás híbridas compostas por lâminas de aço e compósito, com um diâmetro de rotor de 127 metros.

O E126 também possui um gerador com um diâmetro de 12 metros . Atualmente encontram-se em funcionamento cerca de 34 aerogeradores E-126.

enercon-e126-7.5mw

3. Samsung S7.0 171 7MW

O modelo da Samsung S7.0 promete ser uma série inovadora que vai representar a próxima geração de aerogeradores em desenvolvimento para o mercado.

Este é o primeiro protótipo a ser construído diretamente num site de testes na Escócia e ficou concluido em Outubro de 2013.

Entre as suas características, destaca-se o comprimento da pá que será a mais comprida do mundo com quase 85 metros.

Infelizmente, é pouco provável que o Samsung S7.0 entre em produção uma vez que a empresa Coreana informou que deverá sair do mercado de energia eólica offshore.

samsung-s7.0-171-7mw

4. MHI SeaAngel 7MW

À semelhança da Samsung S7.0MW a MHI SeaAngel foi instalada na Escócia no início de 2015. Comparando com a Samsung tem duas semelhanças, ambas são de 7MW e é pouco provável que entre em produção em séria.

O aerogerador MHI SeaAngel está em quarto lugar logo após a Samsung devido a ter um comprimento de rotor ligeiramente inferior com 167 metros.

mhi-seaangel-7mw

5. Senvion 6M Series

Embora existam inúmeros protótipos com 6MW de potencia, o aerogerador Senvion de 6.2MW para onshore e offshore é atualmente o maior aerogerador instalado no mar aberto.

O aerogerador tem como objetivo continuar o sucesso conseguido com o seu antecessor 5MW, que foi um dos maiores quando foi lançado em 2004 e usado em grandes projetos do Mar do Norte e no mar da Irlanda, como o parque eólico de 150MW em Ormonde.

O comprimento do rotor é de 126 metros, enquanto no exterior a altura da torre varia entre 85-95 metros.

senvion-6.2m152

6. Siemens SWT-6.0 150

O aerogerador Siemens SWT-6.0 apenas existe como protótipo e está instalado em on-shore, mas vai possuir uma das maiores pás do mundo com 75 metros de comprimento.

siemens-swt-6-150

7. Alstom Haliade 150 – 6MW

O Haliade 150 é outro dos aerogeradores offshore da série de 6MW, Alstom Haliade está atualmente em fase de testes na França.

O Haliade 150 detinha o recorde das pás com maior comprimento (73 metros) que co-desenvolveu em parceria com a LM Wind Power até à chegada da Siemens que fabricou pás com 75 metros de comprimento.

O Haliade da Alstom Wind vai integrar o maior programa offshore de França com um total previsto de 3GW, existindo já um acordo entre a Alstom Wind e o governo Francês.

alstom-haliade-150-6mw

8. Sinovel SL6000

 

O modelo SL6000 do fabricante chinês Sinovel encontra-se atualmente em fase de testes na China, sendo até este momento o maior aerogerador instalado nesse país.

O SL6000 possui uma potência instalada de 6MW e um diâmetro de rotor com 128 metros de comprimento. Foi já testado com uma temperatura de 45 ºC e uma velocidade de vento até 62.5 metros/segundo.

O modelo SL6000 descende do modelo anterior SL5000 que também se encontra em fase de testes.

O fabricante Sinovel afirma que se encontra na fase final de desenho e projeto de um aerogerador com uma potência de 10 MW.

sinovel-sl6000

9. Areva M5000

O aerogerador Areva M5000 é em teoria o modelo mais antigo desta lista dos 10 maiores aerogeradores do mundo. Foi originalmente desenvolvido pela empresa Aerodyn nos finais dos anos 90.

Este modelo é atualmente um dos poucos aerogeradores offshore que ainda se encontra disponivel comercialmente (no projeto Alpha Venus no mar do norte da Alemanha).

No último ano a empresa Areva anunciou que estava a desenvolver um upgrade no tamanho do rotor dos atuais 113 metros para os 136 metros.

Está previsto que o Areva M5000 venha a integrar um dos projetos de energia eólica offshore Franceses no canal inglês.

areva-m5000

10. Gamesa G5MW

O modelo da Gamesa G5MW é essencialmente um incremento do modelo onshore de 4.5MW. O aerogerador está atualmente em fase de testes na Gran Canária, possui um rotor com 128 metros, como a maior parte dos modelos offshore foi desenvolvido para as classes de vento I.

Este modelo foi principalmente projetado para locais próximos da orla costeira até profundidades máximas de 35 metros.

gamesa-g5mw

COMPARTILHAR