Oryzon Energias planta 50 mil árvores em Pampilhosa da Serra

floresta arvores oryzon energias

A Oryzon Energias, empresa do Grupo Catarino especializada nas áreas da Fileira Florestal e da Fileira da Agricultura Biológica, vai plantar 50 mil árvores de espécies autóctones, em parceria com a Caixa Geral de Depósitos.

O projeto “Floresta Caixa, a tua Árvore, a nossa Floresta”, promovido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), pretende contribuir para a criação de uma nova floresta em Portugal, constituída por espécies autóctones, gerida de forma ativa e sustentável, e em prol das do legado para as crianças de hoje e para as futuras gerações.

As 50 mil árvores vão ser plantadas numa área de Pampilhosa da Serra que foi fortemente atingida por incêndios florestais em 2001 e 2005 e será gerida em revoluções (período compreendido entre a plantação e o corte final) superiores a 30 anos, em alto fuste, e em povoamentos mistos de folhosas e resinosas.

À semelhança de outras áreas plantadas neste âmbito, as futuras plantações terão um Plano de Gestão Florestal.

A Oryzon Energias, empresa que surge integrada na cadeia de valor da sustentabilidade do Grupo Catarino, actua no sector da fileira florestal e tem a fixação e sequestro de carbono como um dos vectores fundamentais do seu negócio.

Foi a primeira empresa em Portugal a obter certificações simultâneas da sua floresta em Gestão Florestal Responsável (FM) e Cadeia de Custódia (COC) pelo FSC® – Forest Stewardship Council® (FSC-C047289) e ainda em Modo de Produção Biológico, segundo o referencial europeu, concedidas pela SATIVA – a entidade certificadora.

Estas certificações demonstram que a Oryzon Energias tem vindo a dar um contributo importante para que a madeira portuguesa seja proveniente de florestas geridas de forma responsável.

Uma ação louvável e destacada aqui pelo Portal Energia.

COMPARTILHAR