Óbidos investe 37 milhões de euros na área das renováveis

Vantagens e Desvantagens das Energias Renovaveis

Óbidos Solar é o nome de um dos mais recentes projectos da autarquia de Óbidos. Com um investimento estimado em 37 milhões de euros, resulta do envolvimento, ao longo do último ano, do município com um conjunto de empresas na área das energias renováveis.

O programa tem como meta a instalação de painéis fotovoltaicos e solares térmicos para acesso à microgeração em 1500 fogos no concelho.

Através deste projecto, o município pretende apoiar os seus munícipes na adopção de soluções que visem a sustentabilidade e que, consequentemente, lhes proporcionem uma redução da sua factura energética, pelo uso de energias renováveis na produção de energia eléctrica e águas quentes sanitárias (AQS).

Com esta iniciativa, Óbidos «torna-se na primeira autarquia a desenvolver um projecto que proporciona um aumento das receitas às famílias e uma redução das suas despesas com AQS», lê-se numa nota do município.

Simultaneamente, contribuirá para o alcance dos objectivos delineados no âmbito do programa “Óbidos Carbono Social”, já que proporcionará uma redução das emissões de CO2 no concelho.

A apresentação pública deste projecto será feita no próximo dia 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente.