Mais de 200 GW de energia solar fotovoltaica até final de 2014

central-solar-2

As previsões para o setor de energia solar a nivel mundial é incrivel, e se todos os projetos forem concluidos, o ano de 2014 será um marco na história da energia solar.

Apenas há cerca de sete anos atrás, menos de 10 gigawatts em energia solar foi instalado em todo o mundo. Agora está crescendo com mais de 150 gigawatts instalados e operacionais, de acordo com os números mais recentes do NPD Solarbuzz.

Michael Barker, analista do NPD Solarbuzz escreveu no início desta semana que: “A indústria da energia solar fotovoltaica continua a mostrar um forte crescimento, com mais de 150 GW de energia solar fotovoltaica instalada em todo o mundo.

“O crescimento da energia solar tem sido exponencial”, a indústria tem crescido de forma constante ao longo dos últimos anos, passando de uma base instalada de apenas 5 GW em 2005 para quase 200 GW (previsão) até o final de 2014 “, escreveu Michael Barker.

Assim sendo, e se as previsões estiverem corretas, em cada mês de 2014 vai ser instalada mais capacidade em energia solar do que toda a quantidade de energia solar instalada em todo o mundo em 2007.

energia-solar-crescimento
Crescimento da Energia Solar a nível mundial

“Esse crescimento foi liderado originalmente por países europeus,

que entre 2005 e 2011 foram responsaveis por 60 por cento a 85 por cento da procura global anual”, segundo Barker. “Os últimos anos têm-se observado um constante declínio da procura de energia solar na Europa no entanto, e em 2014 a procura anual europeia irá representar menos de 25 por cento do total da procura global.”

Entretanto, a procura de energia solar na Ásia, impulsionada por China, Índia, Tailândia e Japão, bem como a Austrália, está prevista em 50 por cento da nova procura solar do mundial em 2014.

O setor da energia solar está também em forte crescimento nos EUA, com 20 gigawatts de energia solar fotovoltaica instalada, que segundo as previsões iram ficar operacionais até o final de 2014.

Barker prevê que o crescimento no mercado dos EUA vai continuar pelo menos até o fim antecipado do Crédito Fiscal de Investimento (ITC) em 2016.

Outros mercados emergentes também estão adicionando quantidades significativas de energia solar fotovoltaica. Por exemplo o presidente do Chile inaugurou o maior parque solar da América do Sul esta semana.

amanecer-solar-cap
Projeto Amanecer Solar CAP – Chile

O parque de energia solar fotovoltaica Amanecer Solar CAP encontra-se localizado no norte do Chile, no deserto de Atacama e possui uma capacidade instalada de aproximadamente 100 MW, e é constituido por 304.848 módulos fotovoltaicos.

O projeto vai fornecer eletricidade para o Grupo CAP, o maior produtor de ferro da Costa do Pacífico da América e o maior produtor de aço no Chile.

A CAP disse que a Amanecer vai suprir 15% do consumo e gerará 270GWh este ano (2014).

O projeto Amanecer Solar CAP foi concluído em seis meses e representa um marco para o desenvolvimento internacional do mercado solar fotovoltaico.

O Chile é um dos países com mais potencial de energia solar no mundo por causa de sua excelente insolação.

COMPARTILHAR