As 10 maiores centrais térmicas a carvão do mundo

A eletricidade gerada a partir do carvão em todo mundo alcançou o seu maior nível da história. Hoje em dia, os grandes produtores de energia a nível mundial ainda continuam a ser o petróleo e o carvão, apesar de as energias renováveis avançarem de forma agressiva a cada ano.

A China, ainda continua a ser o país com mais centrais térmicas a carvão do mundo, seguido da Índia.

Veja o top 10 das maiores centrais térmicas a carvão a nível mundial.

1. Central de Taichung, Taiwan

Localizada em Longjing, a central de Taichung tem capacidade para produzir cerca de 5500 MW, sendo assim a maior central térmica a carvão do mundo e também o maior emissor de dióxido de carbono, aproximadamente 40 milhões de toneladas anuais, o que equivale a uma emissão de um país como a Suíça.

Central de Taichung, Taiwan
Central de Taichung, Taiwan

Existem projetos em curso para aumentar ainda mais a sua capacidade.

2. Central de Belchatow, Polónia

É a maior central europeia e a segunda do mundo, com uma capacidade de produção de 5354 MW (MegaWatts). Produz cerca de 27-28 TWh de eletricidade por ano, que equivale a 20% da geração total de energia na Polónia.

3. Central de Tuoketuo, China

Situada no condado de Togtoh, em Hohhot, na Mongolia interior, esta central tem uma capacidade bruta instalada de 5400 MW, tornando-a a maior central térmica de produção de energia da China.

Central de Tuoketuo, China
Central de Tuoketuo, China

A empresa responsável pela sua administração, a Tuoketuo Power Company, planeia aumentar em breve, a sua capacidade para 6000 MW.

4. Central de Guodian Beilun, China

Com capacidade de 5000 MW, a central térmica de Guodian Beilun localiza-se na cidade de Ningbo, na província de Zhejiang.

A capacidade de produção média anual é de 27,5 TWh. A energia produzida nesta central fornece a Rede Elétrica da China Oriental, através de linhas de transmissão de 500 KV.

5. Central de Waigaoqiao, China

A central térmica de Waigaoqiao está situada na nova área de Pudong em Shanghai, é uma das quatro centrais de categoria 5000 MW da China. Também a energia produzida nesta central destina-se a abastecer a rede elétrica da China Oriental.

6. Central de Guohua Taishan, China

Esta central está localizada a 50 km da cidade de Taishan, na província de Guagdong, e é uma central com planta térmica de 5000 MW. As instalações são compostas por cinco unidades sub-críticas de 600 MW construídas entre 2003 e 2006, bem como as unidades de geração super-crítica de 1.000 MW a funcionar desde 2011.

7. Central de Jiaxing, China

A central térmica de Jiaxing de 5000 MW está situada a 41 km da cidade de Jiaxing, na província de Zhejiang, e está ativa desde 1995.

A central é composta por duas unidades sub-críticas de 300 MW ativas desde 1995, quatro unidades super-críticas de 600 MW operacionais desde 2004-2005 e duas unidades geradoras ultra-supercríticas de 1.000 MW em produção desde 2011.

8. Central de Vindhyachal, Índia

Localiza-se no distrito de Singrauli, no estado de Madhya Pradesh, e é a maior central da Índia. Está ativa desde 1987, na altura com o apoio da Rússia, e tem uma capacidade instalada de 4760 MW.

9. Central de Mundra, Índia

Esta central térmica situa-se em Mundra, no distrito de Kutch, no estado de Gujarat. O carvão queimado nesta central é importado principalmente para Bunyu, na Indonésia. A capacidade da central elétrica de Mundra é cerca de 4620 MW.

10. Central de Zouxian, China

Com uma capacidade de 4540 MW, esta central térmica localiza-se na província de Shadong e é gerida pela empresa estatal China Huadian Corporation.

Central de Zouxian, China
Central de Zouxian, China

As instalações foram construídas em quatro fases, sendo que as duas últimas unidades geradora foram construídas entre 2006 e 2007.

COMPARTILHAR