Maior central solar fotovoltaica de África inaugurada

central-solar

A maior central de energia solar fotovoltaica de África Sheikh Zayed foi inaugurada e encontra-se em pleno funcionamento.

A central Sheikh Zayed vai suprir 10 por cento da rede da Mauritânia, país abastecido principalmente por geradores a diesel, evitando emissões de cerca de 21.225 toneladas de dióxido de carbono.

Pouco mais de um mês após ter sido inaugurada a maior central de energia solar concentrada dos Emirados Árabes Unidos, a empresa de energia renovável de Abu Dhabi Masdar implementou a maior central solar fotovoltaica de África.

Inaugurada esta sexta-feira em Nouakchott, capital da Mauritânia, a central solar fotovoltaica de 15MW tem 29.826 painéis e custou 24,5 milhões de euros.

A rede elétrica da Mauritânia possui atualmente uma capacidade instalada deficitária, resultando em sérias falhas no abastecimento de energia.

central-solar-sheikh-zayed

Com a procura energética a aumentar 12 por cento anualmente, este projeto ajudará a diminuir as futuras deficiências elétricas, ajudando a abastecer algo próximo de 10 mil residências.